sábado, 19 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Limoeiro

A Flora de Capelins - O Limoeiro

O limoeiro é uma árvore da família das rutácea e, encontram-se muitas variedades. A sua copa é aberta e pouco densa, com ramos espinhosos, solitárias na axila das folhas. As folhas são alternas, oblongas e serrilhadas, agudas, coriáceas, verde-escuras brilhantes, com a margem finamente dentada e com pecíolo estreitamente alado. As flores são solitárias, ou dispostas em pequenas cimeiras, na axila das folhas, com simetria radial, brancas, raiadas de púrpura, pequenas e muito aromáticas; providas de quatro a cinco sépalas persistentes, unidas na base, com cinco pétalas e numerosos estames, com os filetes soldados. 
As espécies mais comuns na Europa, foram trazidas pelos árabes, do Sudeste da Ásia, provavelmente do sul da China, ou Índia. 
O limoeiro não era uma árvore muito comum nas terras de Capelins, talvez aqui tenha aparecido na época romana ou árabe, era encontrado apenas nas grandes hortas e, muito raramente junto às casas, ao contrário da laranjeira.
O seu fruto, hesperídio, designa-se por limão, de cor amarela quando maduro, oblongo ou ovoide, com casca epicarpo grossa, desde rugosa a sublisa, glandular e aromática e com polpa ácida. 
O limão, era uma fruta rara no mundo antigo grego e romano, mas sabe-se que os gregos utilizavam o limão para proteger as roupas das traças.
As primeiras descrições claras do uso da fruta para fins terapêuticos remontam às obras de Teofrasto, (372 a.C. — 287 a.C.), aluno de Aristóteles, que é considerado o fundador da fitoterapia.Pérsia.
Nas terras de Capelins, o sumo do limão era usado para fins terapêuticos, talvez, mais o chá feito com as folhas do limoeiro fervidas, para tratar a indisposição e outros males.

Limoeiro 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...