terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Loureiro

A Flora de Capelins - O Loureiro 
O Loureiro, cujo nome científico é Laurus nobilis L., é uma árvore do género Laurus da família botânica das Lauraceae! 
Os romanos chamaram-lhe Laurus e "nobilis" que significa nobre, sendo usado nas festas como símbolo de triunfo, com o qual, condecoravam e coroavam os heróis!
É uma árvore sempre verde que pode atingir até dez metros de altura! 
As suas folhas têm entre seis e dez centímetros de comprimento e dois a quatro centímetros de largura, com margem lisa mas em algumas folhas há margem ondulada!
A sua flor é verde amarelo pálido com cerca de um centímetro de diâmetro e são suportadas em pares ao lado de uma folha!
O fruto é uma pequena baga brilhante e preta como uma drupa com cerca de um centímetro de comprimento contendo a semente e que faz lembrar a azeitona! 
Nas terras de Capelins, todas as grandes hortas tradicionais tinham alguns Loureiros que, além de ter a utilidade nas cozinhas, também serviam de proteção nos limites das mesmas, contra o acesso de pessoas e animais! A horta do Monte Grande da herdade da Defesa de Ferreira tinha Loureiros que forneciam o louro ao Monte e a muitos moradores de Capelins de Cima!
As folhas do Loureiro são usadas como especiaria em culinária! Nas terras de Capelins o seu uso é sobretudo em estufados, ensopados, caldeiradas, assados tradicionais, temperar azeitonas de conserva e outros! Estas folhas, se forem conservadas inteiras, têm uma vida útil longa de cerca de um ano, sob temperatura e humidade normais! 
O Loureiro é considerada uma árvore medicinal já que, as suas folhas, frutos e óleos, foram e são usados para quase tudo, desde o combate à calvície até à cura das enxaquecas! 

Loureiro 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...