domingo, 6 de janeiro de 2019

Os Trajes de Capelins - O Pelico e os Safões em pele de borrego ou ovelha

Os Trajes de Capelins - O Pelico e os Safões em pele de borrego ou ovelha 
O Pelico e os Safões de pele de borrego (castanho), era um traje usado em todo o Alentejo, por ser um excelente abrigo do frio e da chuva e por não causar impedimento na elaboração da maior parte dos trabalhos na agro pecuária! 
O pelico podia apresentar uma estrutura idêntica a um casaco sem mangas, as cavas eram cortadas de forma a ultrapassarem o ombro, protegendo as espáduas com as abas, na parte de trás descia até ao meio das pernas, podendo ter, ou não gola, e era abotoado com botões de metal anti ferrugem! 
Os cortes dos pelicos ajustavam-se à dimensão da pele do animal e à medida do corpo do seu utilizador! 
Os safões consistiam/consistem em dois meios aventais, cavados, de forma a contornarem as pernas ajustados através de botões iguais aos dos pelicos!
Desta forma, os homens protegiam-se dos ventos gelados e da chuva no Inverno!
Nas terras de Capelins , alguns homens, no Inverno, por debaixo do pelico e safões, geralmente, usavam camisa de riscado, calça de cotim, ceroulas de flanela, camisola interior, meias de linha, botas grosseiras e, um chapéu preto ou uma boina de orelhas!
Os homens que não tinham safões, por vezes, sobre as calças, usavam pequenas tiras de sacos de serapilheira, tipo polainas, para proteger o fundo das pernas das calças, acima das botas. 
É de salientar que, também existiam safões, apenas para proteger as pernas e as calças, feitos de um tecido resistente, que designavam por lona.

Pelico e Safões 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...