domingo, 6 de janeiro de 2019

As Labaças nas terras de Capelins

As Labaças nas terras de Capelins 
As labaças, Rumex crispus L, em capelinense alabaças, pertencem à família das Poligonáceas, existindo muitas espécies e com diversas designações, mas a Rumex crispus é a mais consumida! É uma planta vivaz, nativa da Europa e de África!
As alabaças eram muito apreciadas nas terras de Capelins onde, tradicionalmente eram usadas em variados e deliciosos pratos, desde assopas de feijão e de grão e, em esparregados, neste caso, eram cozidas e depois guisadas com ovos e miolo de pão alentejano, como coziam muito rapidamente, uma vez que, eram colhidas apenas as folhas mais jovens e tenras, depressa se fazia o esparregado, o qual, como referimos, levava miolo de pão, mas a refeição era acompanhada com pão, sendo um bom jantar (ceia) para toda a família!

Quanto à tradição em consumir alabaças nas terras de Capelins, a mesma, já vem da época dos árabes que, conforme está mencionado num tratado antigo, faziam a sopa de alabaças com grão como dieta, calmante para o estômago.

Ainda hoje, os capelinenses e não só, continuam a consumir alabaças, também designadas catacuzes!

Sopa de feijão com labaças/alabaças

Ingredientes:
(para 2 pessoas)
Um molho pequeno de folhas de Labaças
1 lata de feijão manteiga cozido de 410 gramas (será melhor cozer o feijão manteiga e não usar o de lata, mas tem de ficar de molho em água desde a noite anterior)
1 cebola média picada ou em fatias finas
2-3 dentes de alho picados ou fatiados
1 folha de louro
Sal e azeite qb
Água q.b.


Alabaças 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...