sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Freixo ou "Freixeiro"

A Flora de Capelins - O Freixo ou "Freixeiro" 

O Freixo, Fraxinus excelsior, designado nas terras de Capelins por Freixeiro é uma espécie de árvore da família das Oleaceae Fraxinus excelsior! 

Nas terras de Capelins, encontravam-se em abundância, nas margens dos Ribeiros, afluentes das Ribeiras de Lucefécit, do Azevel e do rio Guadiana e também, nas margens e imediações destes cursos de água!

O Freixeiro é uma árvore de solos frescos e profundos, de porte médio, que pode atingir cerca de vinte e cinco metros de altura, a casca tem sulcos profundos, verticais e é castanha escura acinzentada, as folhas são verdes e têm efeitos medicinais em chá, as flores não têm cálice nem corola, são em cachos, pendentes e surgem antes do aparecimento das folhas.
A madeira é dura, densa, pesada e porosa, é usada nas guitarras e outros instrumentos de música, em raquetes e outros objetos que impliquem flexibilidade e resistência!
Na idade média a sua madeira era muito apreciada na construção de arcos e flechas. 
Estas árvores eram das principais nos cultos das antigas religiões pagãs e Sagradas do povo Celta, mas também dos escandinavos e dos gregos.
Os gregos acreditavam que era a grande árvore universal, devido às suas extensas e profundas raízes que uniam a humanidade ligando o mundo dos vivos com o mundo dos mortos. 
Poseidon, Deus grego dos mares, fazia também o culto desta árvore e as sacerdotisas dos templos gregos tomavam muitas decisões importantes na sua sombra. 
Nas terras de Capelins, estas árvores tinham várias finalidades, o seu enraizamento profundo e extenso retinha as terras junto aos cursos de água, impedindo que fossem arrastadas pelas águas originando o assenhoramento dos vales! 
Os seus ramos verdes muito saudáveis, na época seca, serviam para alimentação do gado herbívoro ruminante e, acreditava-se que, se o mesmo consumisse as suas folhas, não adoecia. 
O freixeiro, sempre foi, e ainda é considerado uma árvore protetora.


Freixo (Freixeiro) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...