quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Marmeleiro

A Flora de Capelins - O Marmeleiro


Antes do ano de 1800, ao consultarmos escrituras de compra e venda de courelas nas terras de Capelins, nas quais está descriminado todas as árvores que as mesmas continham, em algumas, lá encontramos o marmeleiro! 
O marmeleiro pertence à família Rosaceae, subfamília Pomoideae e género Cydonia e já era cultivado na Babilónia desde a antiguidade (4000 a. C). A sua origem, parece ser da Europa Meridional ou das orlas meridionais do Mar Cáspio! 
O marmeleiro é uma planta que possui porte arbustivo ou arbóreo, que pode atingir quatro a seis metros de altura, com o tronco tortuoso, de epiderme lisa, acinzentada, formando escamas, que se desprendem, com a idade. A copa é irregular e os ramos jovens são tomentosos, as suas folhas são caducas, alternas, de cinco a dez centímetros de comprimento e de quatro a seis centímetros de largura, com forma ovada ou elítica e de pecíolo curto. 
As suas flores são brancas ou rosadas, solitárias, surgem nas axilas das folhas, medem três a sete centímetros de diâmetro, têm cinco pétalas, cinco sépalas e vinte estames. A floração ocorre na primavera, entre Março e Maio! 
O fruto é o marmelo, de cor amarelo dourado, muito aromático, com ápice em forma de umbigo. A polpa é amarelada e ácida, contendo numerosas sementes, semelhantes às da macieira, apresentando coloração castanha escura. 
Nas terras de Capelins, o marmelo era consumido, cozido ou assado, com açúcar, transformado em marmelada, e raramente faziam geleia ou compota! Devido à sua dureza e ao ácido não era muito apetecível cru! 
O marmelo, também era usado como corta gordura, sendo frito com os torresmos nas matanças de porcos! 
Os árabes utilizaram o marmeleiro para fins medicinais, dado o seu conteúdo em mucilagem! 
O marmeleiro adapta-se a diferentes tipos de solo, dos mais férteis até aos mais pobres, desde que sejam frescos e com reação ligeiramente ácida, sendo encontrados nas terras de Capelins, na sua maioria, junto aos ribeiros e lugares baixos.


Marmeleiro 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...