segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Abrunheiro

A Flora de Capelins - O Abrunheiro
O Abrunheiro, tem folhas: obovadas a elípticas, densamente pubescentes, raras vezes glabrescentes, na página inferior e no pecíolo.
A sua floração dá-se entre Março e Abril, as flores são brancas, solitárias ou dispostas duas a três em fascículos! 
O seu fruto designa-se por abrunho e atinge a maturação em Agosto e Setembro, apresenta uma drupa de dois a cinco centímetros, subglobosa a oblonga, purpúrea, vermelha, amarela ou verde, pruinosa, com polpa ácida mas comestível e difícil de separar do endocarpo subgloboso e escassamente carenado, pedicelos pubescentes até um centímetro e meio! Os abrunhos são utilizados em compotas e licores, de que é exemplo a bebida alcoólica anisada, conhecida como acharán!
O abrunheiro, não era uma árvore muito comum nas terras de Capelins, existia, um ou outro, nas hortas, quintais e em floreiras ao lado da entrada das casas! Adapta-se bem, tanto a solos básicos, como ácidos mas, prefere-os bem drenados, possui raízes superficiais que, se forem danificadas, produzirão ramos ladrões.
O abrunheiro não deve ser confundido com a ameixeira, P. domestica L., espécie cultivada como fruteira, inerme, de flores branco esverdeadas, com frutos maiores e mais arredondados e doces.

Abrunheiro 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...