A Flora de Capelins - O Zambujeiro
O zambujeiro, também conhecido como oliveira-brava ou oliveira-da-rocha, é uma planta do género Olea, da família Oleaceae! Também tem a denominação: Olea maderensis, (Lowe), (Rivas Mart. & Del Arco).
O zambujeiro apresenta-se como um arbusto ou uma árvore que pode atingir grande dimensão, é ramoso, glabro com folhas opostas, oblongas a linear lanceoladas, de um a dez centímetros de comprimento, coriáceas, subsésseis de cor verde acinzentadas!
A sua origem é das ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Canárias, sendo disseminado através de aves que consomem o seu fruto, como os tordos, melros e outros!
Esta planta encontrava-se em abundância nas terras de Capelins, mas só em lugares específicos, como nas margens rochosas e elevadas (barreiras) do rio Guadiana, nos espaços entre rochas, onde os capelinenses os recolhiam para transplantar nas courelas e, mais tarde, já bem enraizados, cerca de um a dois anos, servirem de base na enxertia em oliveiras!
O zambujeiro apresenta a floração entre Março e Junho, as flores são pequenas, de corola branca, com cerca de quatro milímetros de diâmetro, reunidas em paniculas axilares de dois a quatro centímetros.
O fruto apresenta-se como uma drupa, pouco carnudo, elipsóide e depois de maduro é preto, muito semelhante à azeitona, mas de pequena dimensão, não sendo rentável a sua colheita, mas antigamente era apanhado e misturado com a azeitona para a produção de azeite.
Sem comentários:
Enviar um comentário