quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Flora de Capelins - Azinheira

As Azinheiras de Capelins
Nome científico: Quercus rotundifolia
As azinheiras são árvores que se desenvolvem a partir dos chaparros (azinheiras jovens) de crescimento muito lento, levando centenas de anos a atingir o grande porte que as caracteriza! São árvores muito abundantes nas terras de Capelins, onde existem grandes montados, as mesmas, chegam a medir até 10 metros de altura, pertencem à família das fagáceas, possuem folhas discolores, ligeiramente espinhosas nos espécimes adultos, flores masculinas em amentos, as femininas em panículas e frutos ovoides! Em algumas espécies existe dimorfismo foliar.
A azinheira é nativa da região Mediterrânica da Europa e Norte da África, a sua madeira é dura e resistente, sendo muito utilizada, desde a antiguidade! Nas terras de Capelins os seus ramos e troncos depois de secos eram e ainda são utilizados como combustível para o lume e, assim coser os alimentos e ao mesmo tempo aquecer as casas! 
A sua lenha,(ramos secos) também, aquecia os fornos de coser o pão e para fazer carvão vegetal em fornos construídos com a lenha das azinheiras, coberta de palha e, depois tudo tapado com terra, deixando apenas os respiradores para poder desenvolver a combustão e ao arder durante alguns dias, estava/está feito o carvão, ainda muito procurado para aquecimento e para os grelhadores! 
O seu fruto é a bolota que, é aproveitada para vários fins, como foi descrito em artigo anterior.



Azinheira de Capelins 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...