domingo, 30 de dezembro de 2018

Flora de Capelins - Oliveira

Terras de oliveiras e olivais 

A oliveira 

Nome científico: Olea europaea L. 
A oliveira é uma árvore da família das oleáceas que existe em abundância nas terras de Capelins!
Os frutos da oliveira são as azeitona, usadas, essencialmente para fazer azeite, mas também , depois de devidamente tratadas, podendo ser retalhadas, com 3/4 golpes ao alto, pisadas com um martelo ou melhor com uma simples pedra, são adoçadas em água, que é mudada diariamente e, em cerca de quinze dias estão prontas a consumir, adiciona-se apenas sal, oregãos e louro! Porém, a conserva que era feita em todas as casas dos capelinenses, começava por se escolher a azeitona já madura e sem nenhuma mácula, depois, era mergulhada dentro de água dentro de uma vasilha de barro chamada tarefa ou asada, onde permanecia entre o mês de Dezembro a Março, no final deste mês, eram temperadas com muito sal, oregãos e louro e, depositadas novamente na mesma vasilha, ou similar, onde ficavam em repouso dentro de água, cerca de dois a três meses, depois já podiam ser consumidas e deviam durar odo o ano, fazendo sempre parte das merendas, (almoços), dos que trabalhavam no meio rural, que eram, quase todos/as os/as capelinenses! Um bocadinho de pão com azeitonas, era muitas vezes o alivio da fome de muitos capelinensnes e dos pedintes que apareciam frequentemente, em grande número nestas terras de Capelins! 
Nas terras de Capelins, concretamente no Monte Grande da herdade da Defesa de Ferreira, existia um lagar de azeite que, além de empregar durante meses, alguns capelinenses, sob a responsabilidade do Ti Limpas, produzia azeite de alta qualidade, principalmente, com as azeitonas das oliveiras da própria herdade, que existiram até cerca de 1978, quando o olival desapareceu por opção do seu proprietário, ficando o dito Lagar inativo, também por se encontrar obsoleto! 
O azeite era empregado como unguento, combustível para iluminação, ou na alimentação, e por todas estas utilidades, a oliveira tornou-se uma árvore venerada por diversos povos! 
A Civilização Minoica, que floresceu na ilha de Creta até 1 500 a.C., prosperou com o comércio do azeite, sendo dos primeiros povos que aprendeu a cultivar a oliveira e a tratar a azeitona!
Os gregos, que possivelmente herdaram as técnicas de cultivo da oliveira dos minoicos, associavam a árvore à força e à vida, sendo esta árvore tão importante que é citada na Bíblia em várias passagens, assim como, os seus frutos!
A longevidade das oliveiras é grande, estima-se que, algumas das oliveiras presentes em Israel tenham mais de 2 500 anos de idade, mas também, muito próximo das terras de Capelins estão registadas oliveiras com essa idade, talvez, as mais idosas do mundo!
Na Grécia Antiga já se falava das oliveiras, conta-se que, durante as disputas pelas terras onde hoje se encontra a cidade de Atenas, Posidão teria feito surgir um belo e forte cavalo com um golpe de seu tridente e a deusa Palas Atena teria então trazido uma oliveira capaz de produzir azeite para iluminar a noite e suavizar a dor dos feridos, fornecendo alimento rico em sabor e energia!
Na realidade, foram encontrados vestígios fossilizados de oliveiras em Itália, no Norte da África, em pinturas nas rochas das montanhas do Saara Central, com idade de seis mil a sete mil anos! Também foram encontradas múmias da XX dinastia egípcia vestidas com grinaldas trançadas de oliveira! Em Creta, foram encontrados registos em relevos e relíquias da época minoica (2 500 a.C.).
Os estudiosos de história concluem que, o azeite, faz parte da alimentação humana há muitos milénios! 
Os estudos concluem que, a oliveira é originaria do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irão e do litoral do mediterrâneo, da Síria e Palestina, expandindo-se posteriormente para os restantes países Mediterrânicos, chegando às terras de Capelins e vizinhas, há mais de 2.000 anos. 
Face ao exposto, os antepassados capelinenses, tinham muito respeito por esta árvore!


Oliveiras de Capelins 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...