sábado, 29 de dezembro de 2018

Flora de Capelins - Esteva

A Esteva em Capelins 
Nome científico: Cistus ladanifer 
A esteva é uma espécie de planta com flores da família Cistaceae, é um arbusto que atinge 1-2,5 m de altura e de largura! As suas folhas são persistentes, lanceoladas, com 3–10 cm de comprimento e 1–2 cm de largura, de cor verde escuro na face superior e mais claro na inferior! As suas flores têm 5–8 cm de diâmetro, com 5 pétalas brancas finas, normalmente com um ponto vermelho a castanho na base de cada uma, rodeando os estames e pistilos amarelos! 
Toda a planta se apresenta recoberta com um exsudado de resina aromática! 
As folhas libertam uma resina aromática, o ládano ou lábdano, usado em perfumes, especialmente como fixador!
O epíteto específico da esteva "ladanifer" vem do facto de ela produzir a resina denominada ládano cuja abundância lhe permite competir com outras espécies, visto que parece inibir o crescimento destas, esta estratégia é denominada alelopatia. 
A resina serve também para proteger a planta contra a dissecação! 
A esteva é muito abundante nas terras de Capelins, encontramos esta planta em quase todos os lugares desta Freguesia, com maior predominância nos vales das Ribeiras de Lucefécit e Azevel e no Vale do Rio Guadiana! 
Concluímos que, a "esteva" pode ser uma fonte de matéria prima para a industria de perfumaria e outros fins económicos, porque sabe-se que é um poderoso antissético, anti-bacteriano e anti-viral.

Estevas de Capelins 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...