sábado, 29 de dezembro de 2018

Flora de Capelins - Piorneira

Arbustos de Capelins  
A piorneira  
A piorneira (Genista tenera), é uma planta existente em abundância nas terras de Capelins! Estudos bioquímicos sobre a sua composição têm mostrado que é rico em compostos flavonóides e alcalóides! 
Para além dos seus efeitos antidiabéticos, também têm sido efectuados estudos epidemiológicos no domínio oncológico, das doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson! 
O uso tradicional do piorno e a sua investigação científica como planta medicinal exigem, cada vez mais, novos estudos, designadamente, os que se relacionam com o conhecimento dos seus mecanismos de propagação, tendo em conta a possível utilização comercial da planta e a sua produção em sistemas agrícolas extensivos! 
Nas terras de Capelins, outrora era usado para cobertura de casas, cabanas, abrigos para animais, acender e alimentar o lume, mas o piorno é uma planta medicinal que pode ser explorado para este fim, podendo no futuro, ser um fator económico nas terras de Capelins.


Piorneiras de Capelins 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...