sábado, 29 de dezembro de 2018

Flora de Capelins

Rosmaninho
Capelins terras de Rosmaninho 

Nome Comum: Rosmaninho
Nome Científico: Lavandula luisieri (Rozeira) Rivas-Martínez
Família: Labiatae 
O Rosmaninho existe em abundância nas terras de Capelins, nos lugares mais altos e secos, como a Serra da Sina, Canto de Igreja, Terraço, Barrinhos, Baldio, Carrão e, outros lugares a sul da Freguesia! 
Esta planta, ficou conhecida no final da Idade Média por possuir propriedades medicinais, embora por aqui nunca tivesse muito aproveitamento! 
É um arbusto vivaz, ereto, ascendente ou prostrado que pode atingir 50 cm de altura, tem o caule lenhoso, as folhas coriáceas, lineares ou lanceoladas, um pouco enroladas!
As suas flores são arroxeadas, tubulares e labiadas, inseridas em bráteas da mesma tonalidade, dispostas em espigas de dois a oito cm, tendo no seu topo três bráteas tepalóides compridas de cor violeta, ou lilás e tem um cheiro muito semelhante a alfazema! 
A sua floração é a partir de fins de Fevereiro/Março até Junho/Julho, mantendo-se toda a primavera e parte do verão!
Hoje, não tem utilidade, mas nas terras de Capelins tinha usos tradicionais como: 
Tratamento de problemas do foro nervoso (insónias, irritabilidade, enxaquecas), da digestão (indigestão, cólicas, gases, distensão abdominal) e de certos tipos de asma (efeito relaxante). 
Esta planta é bastante importante no fabrico do mel, visto ser, uma espécie muito melífera! O mel de rosmaninho é muito famoso pelo seu sabor e cheiro único e inconfundível. Também devido às suas características é usado na confecção de produtos de higiene e beleza, tais como, perfumes, sabonetes, loções capilares, cremes calmantes e balsâmicos! 
As suas flores podem ser usadas como insecticidas e rubefacientes!
O Rosmaninho, também se utilizava na religião, como por exemplo, os cristãos na altura da Páscoa costumavam fazer tapetes de rosmaninho, alecrim e ramos de loureiro, à entrada da porta para receber a Visita Pascal.
Também em tempos antigos era usual as pessoas festejarem o Solstício de Verão à volta de fogueiras, usando na cabeça grinaldas feitas de verbena e rosmaninho, que depois eram atiradas à fogueira ao mesmo tempo que se pedia um desejo. 
O Rosmaninho, continua a existir nas terras de Capelins, mas as tradições desapareceram.

Rosmaninho 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...