A bolêta das terras de Capelins mostra o seu poder
A bolota , à qual os Mouros chamavam ballúta e os capelinenses bolêta, é o fruto produzido pela azinheira, existindo em abundância nas terras de Capelins!
Conforme já aqui divulgamos, existiam muitos povoados da Idade do Ferro, nas terras de Capelins, onde habitaram os lusitanos e outros povos, antes da chegada dos Romanos e, já então, faziam farinha das bolotas e com ela um pão muito apreciado!
Hoje em dia, as propriedades alimentícias e de cosmética das bolotas começam a ser valorizadas por cientistas de todo o mundo, gerando um potencial mercado!
Desde o período da Idade Média, em algumas Aldeias da nossa região, utilizam o recheio de bolota triturada para curar doenças, obtendo bons resultados!
Nos últimos séculos, nas terras de Capelins, a bolota foi e é alimento para porcos, porém, talvez no futuro possa ter outro aproveitamento, uma vez que, existem estudos relativamente recentes que mostram ter a bolota um enorme potencial, não tem glúten, podendo ser alternativa aos celíacos e, tem alto poder antioxidante, uma gordura semelhante à do azeite e compostos que podem ajudar ao combate de doenças como o cancro e o Alzheimer!
Há bolotas de todos os tamanhos de diversas formas, doces e amargas, falta saber se todas têm as mesmas propriedades!
Parece que, no futuro, vamos começar a olhar a bolota com outros olhos, não será só para porcos!
Sem comentários:
Enviar um comentário