quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Pereiro Bravo ou Carapeteiro

A Flora de Capelins - O Pereiro Bravo ou Carapeteiro 

O Pyrus bourgaeana, popularmente chamado de carapeteiro, catapereiro, pereira-brava, pereiro-bravo, cachapirro, escalheiro-manso ou escalheiro-preto, é uma espécie vegetal de porte arbóreo e espermatófita que pertencence ao género Pyrus e à família Rosaceae! 
É uma planta abundante nas terras de Capelins, típica dos matos, encontrando-se, geralmente junto de azinheiras (Quercus ilex), prefere solos siliciosos e clima temperado, embora se adapte bem a todas as condições de frio ou calor! 
O carapeteiro é uma árvore de pequeno porte, caducifólia, por vezes arbustivo, com ramos espinhosos e em disposição aberta, as folhas são ovais, dentadas e apresentam um pecíolo grande! 
Esta árvore floresce entre Fevereiro e Março e as suas flores apresentam-se em grupos de umbelas, com cinco sépalas e cinco pétalas brancas ou suavemente rosadas, com numerosos estames.
Os seus frutos são pequenos, de forma esférica e com polpa farinhenta, a maturação tem lugar no outono e, bem maduros eram muito apreciados nas terras de Capelins! A sua colheita tinha de ser feita com cuidado, para evitar picadas da árvore, depois, eram colocados dentro de palha durante umas semanas, até à maturação e ficarem doces, mas o seu consumo sem esta ação, não era fácil. 
Os pêros, do pereiro bravo, após caírem da árvore eram consumidos por diversos mamíferos selvagens, lebres, coelhos, ouriços e outros, que atuavam como dispersores das sementes! 
O uso principal do carapeteiro era para base de enxertia de outras árvores de fruto, quase sempre em pereiras!


Pereiro bravo ou carapeteiro 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...