A lenda da aparição de Nossa Senhora, na Ribeira de Lucefécit
Conta a lenda que, num dia do mês de Abril de 1680, estava uma mulher chamada Joana Rosa, que morava no Lugar de Ferreira, no alto do Monte de Ferreira, a lavar a roupa da família na Ribeira de Lucefécit, num lavadouro que existia abaixo do Moinho na foz do Ribeiro das Neves e, tinha por companhia a sua filha mais nova, chamada Maria Rita, com seis anos de idade.
A ti Joana lavava a roupa e a pequenita brincava por ali, e de repente disse:
Maria: Olha mãe! Olha, olha!
A Maria tinha nas suas mãos um lindo terço de ouro que brilhava como o sol.
Ti Joana: Ai valha-me Deus! Ai filha, onde achas-te isso?
Maria: Foi uma senhora muito linda que me o ofereceu!
Ti Joana: Mas como é que isso aconteceu? Eu não vi aqui ninguém!
Maria: A mãe estava a lavar a roupa e não viu a senhora, mesmo agora!
Ti Joana: E onde está a senhora? Para que lado foi?
Maria: Foi-se embora por ali, e com o dedo indicador direito indicou o curto caminho entre a Ribeira de Lucefécit e o lugar onde está situada a Ermida de Nossa Senhora das Neves!
A ti Joana estava acabando de lavar a roupa, mas já não acabou, pegou na mão da Maria e seguiram naquela direção e, quando se aproximaram, viram a linda senhora que, era Nossa Senhora das Neves, exatamente no lugar onde a sua Ermida foi construída.
A linda senhora sorriu para ambas e disse-lhe que era naquele lugar que queria a sua Igreja e antes que a ti Joana pudesse dizer alguma coisa e devolver o terço de ouro, Nossa Senhora desapareceu, deixando como prova, o lindo terço de ouro nas mãos da Maria.
A ti Joana Rosa foi com a filha contar ao padre e aos comendadores, o que tinha acontecido e mostraram-lhe o lindo terço de ouro, eles reuniram e não tiveram dúvidas de que elas falavam a verdade e, como já tinham decidido que a nova Igreja seria construída, exatamente no lugar da Igreja anterior, mudaram, imediatamente o projeto e decidiram que a Igreja de Nossa Senhora das Neves seria construída no lugar onde hoje se encontra, ou seja, perpendicular à antiga Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, conforme o pedido de Nossa Senhora.
Sem comentários:
Enviar um comentário