segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Alconchel - a vizinha além Guadiana

Alconchel - a vizinha além Guadiana

Alconchel é um município raiano da Espanha no sudoeste da província de Badajoz
comunidade autónoma da Estremadura, com a área de 295 km²
A Vila de Alconchel foi conquistada aos Mouros por Geraldo Sem Pavor e D. Afonso Henriques em 1166, embora, logo perdida por intervenção do Califa de Córdoba. Foi reconquistada por D. Sancho II cerca de 1249. Esta Praça esteve na posse dos portugueses até 1264, passando, nesta data para a Coroa de Castela no reinado de D. Afonso X, o Sábio, muito amigo de Portugal ao ponto de fazer imensas cantigas a Santa Maria de Terena, Monsaraz e a esta região, por influência dos senhores de Terena, os Riba de Vizela, que durante algum tempo estiveram exilados na sua Corte. 
Entre 1264 e 1312, Alconchel pertenceu à Ordem dos Templários, como esta Ordem foi extinta, nesta data passou para a jurisdição da Ordem de Alcântara e, em 1690 foi doada aos senhores de Zuniga e integrada no Marquesado de São João das Pedras Albas e Belgide, onde permaneceu até ao século XIX.
O seu Castelo, denominado de Miraflores foi construído pelos muçulmanos, cerca do ano 1000, parece que, sobre ruínas de outras construções pré romanas, e romanas, porém, devido aos ataques constantes dos portugueses, foi ampliado e armado com artilharia pesada já nos séculos XIV/XV, passando, então, a ser uma Praça forte e importante. O Castelo de Miraflores, nunca foi flor que os portugueses cheirassem, também, devido à sua defesa natural, nunca o conseguiram ocupar, talvez por isso, não existisse muita simpatia por Alconchel do lado de cá, excepto em Évora, onde, em sua homenagem, existe, ainda hoje a Porta de Alconchel, uma das mais importantes, porque era a porta de entrada e saída da cidade de, e para Lisboa.
Alconchel, aqui tão perto, vizinha de Capelins, pouco conhecida, tem muitos locais de interesse turístico, como o Castelo de Miraflores, Convento dos Jarales, Igrejas, Ponte Velha, Praça de Espanha e outros locais interessantes.

Alconchel - além Guadiana 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...