domingo, 6 de agosto de 2017

Resenha histórica do Rio Guadiana - A Tragédia no Rio Guadiana na Romaria da Virgem de Bótoa

Resenha histórica do Rio Guadiana - A Tragédia no Rio Guadiana na Romaria da Virgem de Bótoa

A Virgem e Romaria de Bótoa, é uma  invocação Mariana que tem a sua origem no século XIV, que inicialmente se denominava por Budua, depois Botoba e finalmente Bótoa. A sua Ermida é muito modesta e situa-se a poucos quilómetros da cidade de Badajoz, em São Vicente de Alcântara. A Romaria, realiza-se atualmente no primeiro domingo do mês de Maio, mas antigamente era em Abril. Aqui acodiam/acodem romeiros de toda a região de Badajoz, como também de Portugal, principalmente, de Elvas e de Campo Maior.
A devoção à Virgem de Bótoa está ligada às intempéries que afetavam a vida dos camponeses, dos agricultores e dos ganadeiros, a Ela recorriam quando havia excesso ou ausência água (chuva), falta de pastagens para o gado, invasões de pragas e outras. 
Os camponeses/as na Romaria vestiam trajes coloridos, muito vistosos, alusivos à causa, com ramos de espigas, papoilas, margaridas e outros símbolos do campo que eram oferecidos à Virgem de Bótoa.
A Virgem de Bótoa é considerada a Rainha dos campos de Badajoz, é muito popular na cidade e em todas as povoações vizinhas, incluindo nas portuguesas.
A grande festa, com música, dança e muito divertimento, era/é nas margens da Ribeira de Zapaton, um afluente do rio Guadiana, que passa muito perto dali. Assim, no dia 06 de Abril do ano de 1902, uma barca que transportava devotos da Virgem de Bótoa, naufragou no rio Guadiana, causando a morte a mais 11 pessoas. 

Rosto da Virgem de Bótoa 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...