sábado, 22 de novembro de 2014

Os Mouros nas terras de Capelins III

Os Mouros nas terras de Capelins III

Sem qualquer surpresa, encontramos vestígios do povo "mourisco" em toda a região de Capelins, nas zonas das terras mais férteis. Como sabemos, por aqui permaneceram cerca de 500 anos, de 711 a 1242, data em que foram definitivamente afastados destas terras, mas muitas famílias de agricultores e de outras profissões, por cá ficaram, era aqui o seu lar e, a sua vida, sujeitando-se às novas regras e aparentemente ao Cristianismo. Quando os portugueses conquistaram estas terras, elas foram distribuídas pelos militares nobres, as quais, em alguns casos continuaram na posse dos antigos proprietários , mouros, mediante o pagamento de uma alta renda ao novo proprietário. Assim, apresentamos mais uma prova, ou seja, um registo do IGESPAR, sobre os vestígios da Idade Média Islâmica, em COCOS, junto à Ribeira do Azevel, a sul do Moinho da Culpa, em Capelins.
In: História de Capelins - 5000 anos de Vidas.

Cocos 8
CNS:27367
Tipo:Atalaia
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Medieval Islâmico e Moderno
Descrição:Amontoado de pedras de xisto correspondendo às ruínas de uma estrutura desmantelada, que pelo tipo de implantação e área de ocupação poderia corresponder a uma atalaia. À superfície aparece cerâmica moderna comum e incaracterística. Situa-se na margem esquerda do Azevel em elevação dominante sobre a ribeira a Sul do Moinho da Culpa.
Meio:Terrestre
Acesso:-
Espólio:Cerâmica comum e incaracterística.
Depositários:-
Classificação:-
Conservação:-
Processos:-







Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...