segunda-feira, 17 de novembro de 2014

24 - História de Capelins

Capelinenses da Antiguidade


Existem, nas terras de Capelins, muitos vestígios deixados pelos diversos povos que aqui viveram, desde há mais de 5.000 anos, com maior visibilidade dos romanos. 
Na opinião dos estudiosos desta matéria, os povos que mais se destacaram, antes dos Romanos, foram os Iberos, considerados autótones da Península Ibérica e, depois os Celtas, (Celtiberos)! Estes povos, agregavam-se formando vários tribos, entre as quais, a dos famosos lusitanos, que viviam mais a norte do Alentejo. 
Estes povos, abrigavam-se em Castros fortificados, como o que existe no outeiro do Pombo na herdade da Defesa de Bobadela, com paredes em redondo, tapados a colmo, (pasto e arbustos) e, dedicavam-se essencialmente, à agricultura e pecuária.
Em vários lugares da Freguesia de Capelins, existem, submersas, pinturas rupestres onde esses povos nos indicam como era a sua vida nestas terras! Nas rochas que permanecem em grande numero pelo vale do rio Guadiana, podemos ver nas fotografias tiradas a esses desenhos que, então, se dedicavam, essencialmente,à pastorícia e à pesca. 
Mais tarde, outros povos, nesta terras, começaram a desenvolver, em simultâneo, a exploração mineira, e a agro-pecuária.    

Estas pinturas rupestres, estão submersas na zona da Moinhola, mas existem semelhantes ,desde as Azenhas D' El-Rei até ao Gato, foz da Ribeira de Azevel. 

Arte Rupestre na Moinhola - Defesa de Bobadela 




Sem comentários:

Enviar um comentário

446 - Terras de Capelins  História de Capelins  A Doação das Vilas de Terena e de Ferreira, por D. Fernando I, a sua filha a Infanta ...