sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os Mouros nas terras de Capelins II

Os Mouros nas terras de Capelins II

Como já referimos, em momentos anteriores, existem provas de que, também, os Mouros foram senhores das terras de Capelins, entre 711 - 1167/1242 /cerca de 500 anos). Aqui, desenvolveram várias atividades, desde, agricultores, pastores, comerciantes, pedreiros, ferreiros, artesãos e outras. Sabe-se que, existiam vários montes de habitação dentro das suas herdades e, ainda hoje, onde menos esperamos, aparecem-nos vestígios evidentes da sua vivência nesta região. As chamadas chaminés mouriscas, os beirais, o poial e, a laranjeira ou parreira junto à porta de casa.
Um dos vestígios dos mouros, registados no IGESPAR, localizados na Freguesia de Capelins, é a Atalaia do Monte de Calvinos, junto à Ribeira do Azevel, que a seguir, podemos observar:


Atalaia de Monte Calvinos 1
CNS:13620
Tipo:Atalaia
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Idade Média
Descrição:Trata-se de uma construção circular, implantada sobre afloramento rochoso xistoso, construída em xisto ligado com terra, sem sinal de entrada. O seu interior é maciço. Nas suas imediações encontra-se um monte desocupado e, junto ao Guadiana que corre em baixo, encontram-se moinhos. A atalaia em causa não se encontra relacionada, aparentemente, com estruturas visíveis e não se encontra espólio à superfície. Esta construção encontra-se em linha com o castelo de Cuncos (Espanha) e com o castelo de Mourão.
Meio:Terrestre
Acesso:-
Espólio:cerâmicas vidradas (pós-medievais?)
Depositários:-
Classificação:-
Conservação:-
Processos:S - 13620, 2000/1(267), 7.16.3/14-10(1) e 99/1(087)



Atalaia do Monte de Calvinos - Azevel



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...