quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A reconquista das Terras de Capelins aos mouros no reinado de D. Sancho II

A reconquista das Terras de Capelins aos mouros no reinado de D. Sancho II
Como antes referimos, as terras do Alto Guadiana foram perdidas para os Mouros, cerca de 1191, logo após a morte de D. Afonso Henriques. Foi impossível aos portugueses, deter as tropas do Califa de Córdova, Almansor que, rapidamente recuperou toda esta região, devolvendo estas terras aos Mouros, onde ficaram até cerca de 1230, já Elvas foi até 1242, quando o rei D. Sancho II, os conseguiu afastar definitivamente. Por isso, Elvas, nunca esqueceu esse feito, prestando homenagem a este rei, que consistiu na colocação de uma estátua nesta cidade, como memorial e, também, a Escola Secundária se denomina de D. Sancho II.
Após esta reconquista, ou libertação, D. Sancho II, tomou, imediatamente medidas, no sentido de povoar e, principalmente de Cristianizar esta região, continuando esta ação a ser desenvolvida pelos monarcas que se seguiram.
No entanto, a Vila de Terena e as terras de Capelins foram reconquistadas aos Mouros em 1230 pelos cavaleiros vilãos de Évora, ficando a pertencer à sua Câmara até 1262, quando foram doadas à Família Riba de Vizela.


Homenagem a D. Sancho II

D. Sancho II, foi o quarto rei de Portugal (1223-1245). Nasceu em Coimbra em 1209 e faleceu em Toledo em 4 de Janeiro de 1248. Filho de D. Afonso II e de D. Urraca, subiu ao trono em Março de 1223. Era indicado como herdeiro no testamento de D. Afonso II, muito embora a ordem de sucessão fosse já então um facto. Casou, cerca de 1240, com D. Mécia Lopes, neta de Afonso IX de Leão e viúva de Álvaro Peres de Castro. Deste casamento não houve descendência.
Tendo D. Sancho herdado o trono aos 13 anos, o governo do reino esteve primeiramente a cargo de ricos-homens que apressaram o pequeno rei a regularizar as relações com a Igreja. Foi elaborada uma concórdia com a Igreja e, finalmente, resolvido o problema com as infantas, irmãs de D. Afonso II. Depois de resolvidas estas questões procurou D. Sancho II dedicar-se à administração do País, concedendo forais a diversas povoações. Iniciou, também, uma nova fase de expansão territorial, que durou todo o seu reinado e terminou apenas com D. Afonso III.
Aproveitando-se das lutas que Afonso IX de Leão mantinha com os Mouros, o monarca iniciou uma campanha no Alentejo em 1226. Entre este ano e 1239 conquistou todo o Alentejo, tendo, para tal, muito contribuído a ação da Ordem de Santiago. Esta Ordem militar recebeu como pagamento dos serviços prestados diversas povoações, tais como Aljustrel, Sesimbra, Aljafar de Pena, Mértola, Aiamonte e Tavira.
/Infopédia)


D. Sancho II


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...