segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O castelo da Vila Defesa de Ferreira

O castelo da Villa Defesa de Ferreira

Descrição do Castro de Capelins no Outeiro do Pombo 

O Castro do Outeiro do Pombo implanta-se num destacado esporão da margem direita do rio Guadiana, que se desenvolve paralelamente ao rio, apresenta as vertentes consideravelmente íngremes, em particular a Nascente, onde cai abruptamente, o que lhe permite usufruir de uma defensibilidade quase inexpugnável; detém, igualmente, uma excelente visibilidade sobre o vale do rio, em particular sobre dois vaus nas imediações, junto às Azenhas d’El Rei, a montante, e na ilha da Cinza, a jusante.
A ocupação desenvolve-se no topo, em várias plataformas artificiais, definidas por taludes, nos quais são por vezes visíveis muros de xisto. A área ocupada, ainda que supere a definida para a maioria dos locais aqui apresentados, não deverá atingir o 0,5 ha.
Um talude de planta aproximadamente semicircular delimita o sítio, desembocando na escarpa que cai sobre o rio. Esta estrutura dificilmente se poderá assumir como uma muralha, podendo corresponder a um muro de contenção de terras, de modo a ampliar a área habitável. No interior desta área existiria um conjunto de estruturas, denunciadas por taludes e por vários troços de muros, ainda visíveis. Na extremidade Sul do topo e simultaneamente num dos pontos mais elevados do local, existem vestígios de uma estrutura de planta quadrangular.
Este fortim foi inicialmente integrado na Idade do Ferro (Calado, 1993, p. 141; Edia, 1996, p. 169), publicando-se um conjunto de materiais de tradição indígena, nomeadamente bordos extrovertidos; em visita ao local foi possível detectar a presença de paredes de ânfora de produção bética, provavelmente Classe 15–Haltern 70.
Os dados são realmente escassos, contudo, creio ser possível integrar este sítio no conjunto aqui reunido, quer pela sua aparente cronologia, dentro do séc. I a.C., quer pelas suas dimensões e implantação, que o aproximam dos restantes.
Na margem oposta do Guadiana, já em território espanhol e ligeiramente a Sul deste Castro, identificou-se um outro local com características muito semelhantes aos aqui reunidos; implanta-se num destacado esporão, algo recuado em relação ao rio, mas com boa visibilidade sobre este. Este sítio poderia, igualmente, estar relacionado com o controlo dos importantes vaus já referidos. 

Castelo de Ferreira








Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...