domingo, 2 de novembro de 2014

16 - História de Capelins 

Concelho de Terena

A Feira Medieval de Terena, logo, de Ferreira, privilégio concedido por D. Dinis em 23 de Maio de 1323

Como sabemos, a Vila de Ferreira, embora fosse um Concelho, especial, criado por D. Dinis em 1314, também pertencia ao Concelho de Terena. É por isso, que as referências ao Concelho de Terena, englobam as terras da Vila de Ferreira. O Lugar de Ferreira, sede da Vila com a mesma denominação, situava-se junto às Neves, no alto do Monte de Ferreira, logo, subindo a Ribeira do Lucefécit era perto de Terena. Até 1450, o senhorio de Terena e da Vila de Ferreira, foi sempre do mesmo senhor. Assim, este privilégio de se realizar a Feira em Terena, durante 15 dias, também foi extensível a Ferreira.
É assim, que vamos sabendo como era a vida dos moradores da Vila de Ferreira, na Idade Média.


À VILA DE TERENA CONFIRMAÇÃO DO PRIVILÉGIO PARA FAZER UMA FEIRA.

NÍVEL DE DESCRIÇÃO Documento simples Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA PT/TT/CHR/K/44/72-391
TIPO DE TÍTULO Formal
DATAS DE PRODUÇÃO 1496-11-16 A data é certa a 1496-11-16 A data é certa
DIMENSÃO E SUPORTE 48 linhas.
EXTENSÕES 48 Livros
ÂMBITO E CONTEÚDO
Apresenta incluso uma carta de D. João II que refere uma carta de D. Dinis, confirmando o privilégio a Terena, feita em Torres Novas por João Dias, a 7 de Abril de 1483. Álvaro Lopes, secretário d'el-rei a fez escrever. Apresenta também incluso um alvará de D. João I, bisavô d'el-rei, feito em Terena a 1 de Junho de 1421, confirmando uma carta dada por D. Dinis privilegiando quem fosse à feira no lugar de Terena de ser escusado do pagamento de portagens. Apresenta inclusa uma carta de D. Dinis feita em Santarém a 23 de Maio de 1323 mandando fazer uma feira anual com a duração de 15 dias. Vicente Pires a fez.

Sem comentários:

Enviar um comentário

288 - Terras de Capelins  História de vidas de Gentes das terras de Capelins  Família "Romão" de Capelins e arredores  Co...