sábado, 1 de novembro de 2014

As Festas de Santo António de Capelins em 1859

As Festas de Santo António de Capelins em 1859 


“Das Festas Cristãs resultava que, apesar das tristezas da vida, a religião tinha encontrado meios de perpetuar de raça em raça alguns momentos de felicidade”. (Chateaubriand – Génio do Cristianismo) 
“E como se explica este fenómeno? nesta época, as pessoas não tinham quase nada e, existia tanta felicidade. Hoje temos quase tudo, e existe tanta infelicidade”
Extrato do relato na primeira pessoa, das Festas Tradicionais vividas nos Concelhos de Vila Viçosa e Alandroal nos anos 1700/1800, neste caso, da Festa de Santo António de Capelins no dia 03 de Setembro de 1859:
“Eu mesmo assisti a umas em Santo António de Capelins, termo de Terena, a 3 de Setembro de 1859. Recordamos isto. Detrás da Igreja Paroquial estava preparada a arena com paus levantados e cordas postas através delas onde se penduravam com fitas, pombos e frangos para os galhardos cavaleiros, correndo a toda a brida com a lança em riste, botarem aquelas aves, o que só logravam os mais peritos que, ufanos, iam ofertar na ponta da lança a pessoas amigas o frango ou pombo trespassado. Nos intervalos tocava uma filarmónica sobre um terraço junto da arena, etc.
Isto foi na véspera à tarde. No dia seguinte, depois da festa, saiu a procissão de Santo António e teve então lugar de ver pela primeira e última vez danças religiosas, semelhando a do Rei David que, como todos sabem, dançou em frente da Arca da Aliança ao som do seu psaltério quando ela foi trasladada para o Monte Sião em Jerusalém. Quatro homens (se bem lembrado estou) de saiotes e mitras na cabeça com tufos de fitas e guitarras nas mãos dançavam constantemente diante do andor, indo sempre de recuas para lhe não darem as costas.
Aquilo para mim foi como se achasse um monumento de arqueologia e disse com os meus botões: - Eis aqui em Terena (Santo António de Capelins), o resto do que há dois ou três séculos se fazia pelas Vilas e Cidades mais notáveis!
Tornando a Terena em 1880, vi guardadas as vestiduras dos profetas dançantes na Igreja da Boa Nova, mas soube estarem já suspensos ou extintos aqueles divertimentos de tão antiga data.” 
Autor desconhecido.



Igreja de Santo António de Capelins 









Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...