sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Singela homenagem ao capelinense Manuel António Capelins

Singela homenagem ao capelinense Manuel António Capelins

Manuel António, nasceu em Santo António de Capelins, no dia 01 de Janeiro de 1924, era filho de António Eusébio e de Quitéria Maria, ambos naturais da Freguesia de Santo António de Capelins, onde casaram no dia 25 de Setembro de 1920. Manuel António era neto paterno de Eusébio da Encarnação, natural de Vila Viçosa, mas desde cedo, residente em Capelins.
Ainda novo, Manuel António, rumou à Aldeia de Santiago Rio de Moinhos, onde casou com Capitolina da Conceição Barreiros Serol no dia 18 de Dezembro de 1950, ficando registado com o nome de Manuel António Capelins.
Manuel António Capelins, era pastor na Serra D'Ossa, mas destacou-se com o seu artesanato, sendo mesmo apelidado de escultor, ao ponto de expôr algumas das suas obras no Casino do Estoril.
Não conhecemos, pessoalmente este conterrâneo, mas sabemos que tinha qualidades diferentes do cidadão comum, pela admiração que lhe foi dispensada pelo grande poeta Eugénio de Andrade, vejamos: Por João de Mancelos: Por exemplo, acerca do escultor e artesão Manuel António Capelins, Eugénio de Andrade escreveu estas linhas de um lirismo sóbrio, mas expressivo: “É um homem seco — as migas gatas, a sopa de cebola ou um gaspacho onde o azeite mal aflora não ajudam muito as carnes — alto, mas não muito, quase jovem, de rosto enxuto e uns olhos inteligentes e graves à tona, onde a alegria surge de súbito como o canto rompe dos lábios. Dos lábios? Não, aqui tudo vem de mais longe, ou de mais fundo, como quiserem. É das entranhas que tudo sai no Alentejo: o pão e a música, o sol e a água, a poeira e o luar”. Ao ler as palavras de Eugénio é inevitável associar o homem ao lugar, neste caso, Manuel António Capelins e o Alentejo, como se o artesão fosse, mais do que um resultado do meio ambiente, um prolongamento e uma expressão da própria paisagem, enfim, um génio do lugar."
Verificamos que, o grande poeta Eugénio de Andrade, nascido no Fundão e mais tarde residente no Porto, conheceu, pessoalmente este capelinense Manuel António Capelins, e pelo que escreve, mostra-nos a sua identidade.
Já lhe foram prestadas homenagens, mas não em Capelins, mas compreende-se.
Assim, por este meio, prestamos a nossa singela homenagem a este capelinense de nome Manuel António Capelins, que vai ficar registada no Blogue dos Amigos de Capelins. 

Nascimento de Manuel António Capelins em santo António de Capelins em 01-01-1924














Casamento de Manuel António Capelins em S. Tiago Rio de Moinhos em 18-12-1950















e artesanato de Manuel António Capelins 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...