terça-feira, 21 de maio de 2019

O jogo do Xito nas terras de Capelins

O jogo do Xito nas terras de Capelins
Este jogo, é conhecido nas terras de Capelins e, em todo o Concelho de Alandroal, desde há mais de dois séculos, mas não encontramos provas sobre a sua origem, no entanto, parece ter vindo da vizinha Espanha, uma vez que, é semelhante a um jogo com cartas, mas com algumas regras comuns, entre elas, o "envidar"!
Um dos elementos fundamentais, para se poder jogar ao xito, é um cartuxo metálico de um projétil, mas existem outros cartuxos como os das espingardas de caça, feito em cartão ou plástico com maiores dimensões do que o cartuxo metálico de projétil, o qual, em espanhol é "El cartuxito", pequeno cartuxo, por isso, é nossa convicção que, com o passar dos séculos, acabou por derivar de jogo do "cartuxito" para jogo do "xito"!
O jogo do xito, pode ser jogado de mão a mão, entre apenas dois jogadores, ou por equipas, sendo uma equipa formada por dois elementos, com objetivo comum, a qual, joga com outra, ou mais equipas, o máximo três, por causa da confusão!
Este jogo, joga-se usando uma laje de xisto retangular lisa, com cerca de vinte e cinco centímetros de largura e trinta de comprimento, ou até menor, ou seja, a que se puder arranjar!
Como antigamente, o piso de algumas casas era de xisto, então, podia jogar-se no próprio chão, sendo marcado na pedra de xisto, ou no chão, um sinal, geralmente uma cruz com uma covinha no cruzamento que, se designa "cama" do xito ou "ponto"!
Como antes referimos, o xito, é um cartuxo metálico de projétil, com cerca de seis centímetros de comprimento!
O vintém é, normalmente uma moeda de vinte réis com a esfinge de D. Carlos ou D. Luís, não deve ser leve, nem muito pesada!
A pontuação do jogo do xito é a seguinte:
1 - Derrubar o xito, chama-se "data" vale sempre 2 pontos!
2 - Derrubar o xito e tirar o ponto, que consiste em deixar o vintém mais próximo da "cama" do xito de entre todos os jogadores, ou seja, data + o ponto, vale 3 pontos!
3 - Envidado + uma data + o ponto, vale 6 pontos!
4 - Envidado + Revidado + uma data + o ponto, vale 9 pontos!
5 - O jogo termina, sendo ganho pelo jogador ou equipa que, primeiro fizer 24 pontos!
6 - É vencedor quem ganhar a "partida", ou seja, quem primeiro ganhar dois jogos!
Cada jogador, por sua vez, coloca-se a cerca de dois metros e meio de distância do xito, chama-se "calha" e, se o jogo for de mão a mão, são dois jogadores, em duas equipas, ou até três, sendo assim, quatro ou seis jogadores!
Duas Equipas:
1 - O primeiro jogador, cuja vez, é antes disputada entre, apenas um elemento de cada equipa que, apontam e atiram o vintém ao xito e, o vintém que ficar mais próximo da cama, será essa a equipa a sair com o primeiro jogador da primeira equipa que, atira o vintém ao xito, com intenção de o derrubar e, ao mesmo tempo, tentar que, o vintém fique sobre a cama do xito ou, o mais próximo possível, se o derrubar ganha, imediatamente dois pontos para a sua equipa, esses dois pontos já ficam cativos até ao fim da jogada que, é quando todos os pontos são somados e atribuídos às respetivas equipas que os ganharam!
2 - A seguir, joga o primeiro jogador da segunda equipa que, também tem como objetivo derrubar o xito e, ao mesmo tempo deixar o seu vintém o mais próximo possível da cama, se derrubar o xito ganha dois pontos para a sua equipa e, se deixar o seu vintém melhor posicionado, mais perto da "cama", do que o do jogador que jogou antes, pode "envidar" a jogada, convencido que o jogador seguinte, da equipa adversária, não consegue tirar-lhe o ponto!
3 - Depois, joga o último dos dois jogadores da primeira equipa, a jogada pode estar "envidada", por isso, ele vai fazer o melhor que puder para derrubar o xito e tirar o ponto, tentando picar o vintém do outro jogador e, deixar lá o seu! Se conseguir ganhar o ponto, também ganha o "envidado"! Assim, se este jogador, conseguiu derrubar o xito e tirar o ponto, então, na esperança de que o último jogador da segunda equipa não lhe consegue tirar o ponto, pode "revidar" a jogada! Mas o ponto mais alto, que pode anular os anteriores é o "retentino!
4 - Por fim, joga o último jogador da segunda equipa, a jogada pode estar "envidada" e "revidada", este jogador, vai tentar derrubar o xito e tirar o ponto, se o conseguir, a sua equipa ganha no total onze pontos, incluindo a "data" do seu colega de equipa, se não conseguir, esses pontos ficam para a equipa adversária!
5 - Todas as situações descritas, quase sempre envolvem grande ritual, algazarra e discussão, muitas vezes, têm de ser chamados outros jogadores respeitados, alheios ao jogo para servirem de árbitro e, dizer de quem é o ponto, são feitas medições com os mais estranhos instrumentos, sendo, antigamente, muito usada a mortalha de papel onde enrolavam o tabaco para cigarros que, pela sua sensibilidade não empurrava os vinténs do seu lugar, no momento das medições! No caso de, se concluir que, os vinténs estão ambos à mesma distância da "cama", os donos desses vinténs têm que ir, novamente, disputar o ponto, depois o que ficar mais próximo da "cama" do xito, ganha os pontos em causa nessa jogada, só não ganha os pontos das "datas" dos jogadores adversários!
A seguir, inicia-se outra jogada, começa a jogar o jogador que tirou o ponto na jogada anterior e, continua tudo igual até uma das equipas chegar primeiro a vinte e quatro pontos, ganhando o jogo, mas só vence quem ganhar a partida, que são dois jogos, portanto, continuam a jogar até uma das equipas ganhar dois jogos, como dissemos a partida!
Só no fim de cada jogada se levantam da pedra, todos os vinténs, se for por equipas, um de cada jogador!
Quando terminar a partida, a equipa que perder tem de pagar as bebidas!
De mão a mão:
Se o jogo do Xito, for de mão a mão, significa que, é apenas entre dois jogadores, em cada jogada, os jogadores jogam duas vezes, com dois vinténs cada um e, só no fim da jogada se levantam da pedra, os quatro vinténs! O jogo é completamente igual, como foi descrito entre equipas!
As bebidas, em meados do século XX, eram copos de três tostões, ou seja, trinta centavos de escudo!
O jogo do xito, pode durar uma hora, ou menos, mas também pode durar uma tarde e toda a noite!
Nas terras de Capelins e vizinhas, existiam torneios ou campeonatos do jogo do xito, sendo noutros tempos, um dos jogos mais populares que se jogava nas tabernas, sempre acompanhado com um copo de três.
Fim
Xito


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...