quinta-feira, 9 de maio de 2019

Moinho do Azevel - 16

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins
16 - Moinho do Azevel
O Moinho do Azevel situa-se na margem esquerda da Ribeira do Azevel, a mesma que lhe deu o nome, a qual, limita a Freguesia de Capelins e a de Monsaraz, junto à herdade do Azinhal Redondo.
É o Moinho que fica situado no ponto mais alto da dita Ribeira, em termos geográficos, em relação à sua foz no rio Guadiana e, na Freguesia de Capeins.
Como este Moinho, pelo menos, em algum tempo, era auxiliar do Moinho do Calvinos, para onde o Moleiro se mudava quando aquele não podia trabalhar durante as grandes cheias do Rio Guadiana, parece-nos que, teria sido o proprietário do Moinho do Calvinos que o mandou construir, talvez na centúria de 1700.
Era um Moinho de rodízio, ou roda motriz horizontal de submersão, com um aferido, ou seja, um casal de mós ou linha de moagem. 
Como todos os Moinhos tinha um açude, construído em pedra imbrincada ou travada em aparelho gravitacional, que cortava a Ribeira de margem a margem, que barrava e canalizava a água para o poço, onde estava a roda motriz. 
Quando o Moinho do Calvinos deixou de trabalhar, por consequência, também este Moinho, parou a sua atividade.
(Algumas informações foram obtidas no livro: "Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana, de Luís Silva, porém, outras foram em diversos documentos e conhecimentos pessoais com presença em diversos Moinhos da Freguesia de Capelins e com explicações de alguns Moleiros). 

Texto: Correia Manuel

Moinho do Azevel - Capelins





Sem comentários:

Enviar um comentário

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins

O Concelho da Vila de Ferreira, atual Freguesia de Capelins   Registo Paroquial de óbito em Santo António 1635 "Aos 17 dias do mês de M...