terça-feira, 7 de maio de 2019

Moinho da Volta - 13

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins

13 - Moinho da Volta 

O Moinho da Volta situava-se/situa-se na margem direita do rio Guadiana, junto à herdade do Roncanito de Capelins, onde o rio descrevia curvas e contra curvas, para fugir ao obstáculo natural que, o empurrava para os lados do território espanhol, obrigando-o a dar uma volta apertada, também para trás e, é na primeira curva que ficava/fica este Moinho, o qual, recebeu a designação da "Volta", devido à dita volta do Rio Guadiana.
Desconhecemos, quando e quem mandou construir o Moinho da Volta, mas pensamos ter sido construído em finais da centúria de 1600, ou início de 1700, ou por um grupo de lavradores da região, por alguma alta patente militar, por um alto funcionário do Reino ou Congregação Religiosa.
Este Moinho é de rodízio ou roda motriz horizontal, com pelo menos dois aferidos, senão três, ou seja, dois ou três casais de mós, ou linhas de moagem.
 Como todos os Moinhos tinha um açude, neste caso, com caneiro ou pesqueira, construído de pedra imbrincada ou travada em aparelho gravitacional, que barrava e canalizava a água para as adufas ou canais que movimentava as rodas motrizes e estas as mós andadeiras sobre as mós fixas ou poisos, entrando os cereais em pequenas quantidades no olho das mós e eram transformavam em farinha.
Este Moinho, tinha uma abertura na parede dianteira à porta de entrada, destinada à passagem de pessoas, também, para dar acesso às comportas do caneiro, o qual, foi desativado já depois da desativação do Moinho.     
Um dos últimos Moleiros do Moinho da Volta foi o senhor José Manuel Torres, natural de Mourão e morador na Aldeia do Outeiro, mas ainda ele era criança e já o seu pai era o Moleiro deste Moinho.
O Moinho da Volta, tinha como auxiliar o Moinho do Major na Ribeira de Azevel, para onde o Moleiro se mudava durante as grandes cheias do Rio Guadiana que impediam o seu funcionamento, prevendo-se que eram do mesmo proprietário. 
O Moinho da Volta deixou de trabalhar nos anos de 1960 ou 1970 e encontra-se submerso nas águas da Albufeira de Alqueva desde 2002. 
(Algumas informações foram obtidas no livro: "Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana, de Luís Silva, porém, outras foram em diversos documentos e conhecimentos pessoais com presença em diversos Moinhos da Freguesia de Capelins e com explicações de alguns Moleiros).



Texto: Correia Manuel


Moinho da Volta 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...