domingo, 12 de maio de 2019

Moinho do Coronheiro de Baixo - 22

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins 

22 - Moinho do Coronheiro de Baixo 

O Moinho do Coronheiro de Baixo, situa-se na margem esquerda da Ribeira de Azevel, junto à herdade do Roncanito, quase na sua foz no rio Guadiana.
Desconhecemos quando e quem mandou construir este Moinho, mas temos indícios que talvez tivesse sido o lavrador da herdade do Gato, o mesmo que, pensamos ter construido o Moinho do Gato, por ser auxiliar deste Moinho, ou seja, quando o Rio Guadiana submergia o Moinho do Gato nas grandes cheias que podiam durar meses, o Moleiro mudava-se para este Moinho, assim, talvez a sua construção tivesse sido nos finais da centúria de 1600.
Era um Moinho de rodízio, ou roda motriz horizontal de submersão, com um aferido, ou seja, um casal de mós ou linha de moagem. 
Como todos os Moinhos tinha um açude, construído em pedra imbrincada ou travada, em aparelho gravitacional, que cortava a Ribeira de margem a margem, e barrava e canalizava a água para o poço, onde trabalhava a roda motriz. 
O Moinho do Coronheiro de Baixo foi desativado no decénio de 1960, ou talvez antes, porque, quando em 2001 foi feito o levantamento arqueológico e patrimonial de Alqueva, consta no relatório que este Moinho se encontrava em ruínas, já não tinha cobertura, com indícios de não trabalhar há muitos anos. 
(Algumas informações, foram obtidas no livro: "Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana, de Luís Silva, porém, outras foram em diversos documentos e conhecimentos pessoais com presença em diversos Moinhos da Freguesia de Capelins e com explicações de alguns Moleiros, neste caso, tivemos a colaboração do amigo Isidro Pinto, natural do Ferragudo, Monsaraz). 

Texto: Correia Manuel

Do Memorial na Aldeia de Montejuntos - Capelins








Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...