segunda-feira, 6 de maio de 2019

Moinho da Moinhola ou Minhola - 11

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins 

11 - Moinho da Moinhola ou Minhola

O Moinho designado a Moinhola, ou "Minhola" como era conhecido nesta região, situava-se/situa-se na margem direita do Rio Guadiana, junto à herdade da Defesa de Bobadela de Baixo, em Capelins. 
A sua construção parece ter sido em meados da centúria de 1700, uma vez que, foi quando se deu a construção da maioria dos Moinhos nesta Freguesia de Capelins, devido à partição e venda das herdades e por consequência, grande aumento de seareiros e da população. 
Não temos a certeza quem o mandou construir, mas com base em alguns documentos parece-nos ter sido a família "Inxado" da Vila de Terena, por estarem envolvidos como proprietários de vários Moinhos nesta região.
Este Moinho, é de rodízio ou roda motriz horizontal, com três aferidos, ou seja, casais de mós ou linhas de moagem.
As mós andadeiras, eram encimadas pelas Tremonhas, ou seja, um depósito de madeira em forma de pirâmide invertida onde o Moleiro depositava os cereais que, lentamente caiam nos olhos das mós andadeiras e, eram moídos por estas, contra os poisos ou mós fixas, sendo transformados em farinha. Quando as Tremonhas ficavam vazias, ou porque o Moleiro adormecia, uma vez que trabalhava 24 horas, ou andava fazendo outros trabalhos e descuidava-se, existia um alarme artesanal feito com uma armação de arame com um pequeno chocalho na extremidade superior e, quando faltava cereal entre as mós, começavam a trepidar fazendo tocar o dito chocalho que chamava o Moleiro. 
Como todos os Moinhos, era provido de um açude sem caneiro, ou pesqueira, construído em pedra imbricada ou travada (em Capelins chamada enrroncada) em aparelho gravitacional que barrava e canalizava a água para as suas adufas, ou bocas dos canais com comportas interiores, que fazia mover a roda motriz. 
Quando as grandes cheias do rio Guadiana impediam este Moinho de trabalhar, em alguns anos passava dois ou três meses submerso, o Moleiro deslocava-se para o Moinho do Inxado na Ribeira de Lucefécit, por isso, talvez os seus proprietários fossem os mesmos, ou seja, a família Inxado de Terena que, tinham vários Moinhos.
Na década de 1930, o Moleiro deste Moinho foi o senhor Venâncio Silva, nascido aqui, filho de Inácio António da Silva natural da Freguesia de São Bartolomeu de Vila Viçosa, o qual, foi aqui Moleiro muitos anos, depois, com apenas 17 anos o senhor Venâncio Silva tomou conta do dito Moinho e, aqui trabalhou muitos anos, até passar daqui para o Moinho das Azenhas del Rei de Fora, onde ficou como Moleiro, enquanto o mesmo trabalhou. 
Devido à sua localização, este Moinho tinha muitos fregueses da Vila do Redondo e das localidades em linha.
O Moinho a Moinhola, deixou de fazer farinha nas décadas de 1960/70 e, encontra-se submerso nas águas da Albufeira de Alqueva desde 2002. 
(Algumas informações foram obtidas no livro: "Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana, de Luís Silva, porém, outras foram em diversos documentos e conhecimentos pessoais com presença em diversos Moinhos da Freguesia de Capelins e com explicações de alguns Moleiros). 

Texto: Correia Manuel


Moinho da Moinhola ou Minhola - Capelins 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...