quarta-feira, 8 de maio de 2019

Moinho do Gato - 15

Os Moinhos de água da Freguesia de Capelins
15 - Moinho do Gato
O Moinho do Gato situava-se/situa-se na margem direita do rio Guadiana, junto à foz da Ribeira do Azevel, e da herdade do Roncanito de Capelins.
Desconhecemos, quando e quem mandou construir este Moinho, mas existem indícios que foi construído nos finais da centúria de 1600 pelo lavrador da herdade do Gato, situada além Azevel no antigo Concelho de Monsaraz, porque, sabemos que, chegou a moer só cereais da dita herdade. 
Conforme consta na Coreografia Portuguesa do Padre António Carvalho da Costa em 1708, na demarcação do Termo (Concelho) de Terena, aquele lugar, com ou sem Moinho, já se designava Gato.
Este Moinho é de rodízio ou roda motriz horizontal, com cinco aferidos, ou seja, cinco casais de mós, ou linhas de moagem, o maior desta região.
 Como todos os Moinhos tinha um açude, neste caso, com caneiro ou pesqueira, construído de pedra imbrincada ou travada em aparelho gravitacional, que barrava e canalizava a água para as adufas ou bocas dos canais, que fazia mover as rodas motrizes, e estas por sua vez, moviam as mós andadeiras sobre as mós fixas ou poisos, entrando os cereais em pequenas quantidades no olho das mós, sendo transformados em farinha.
O Moinho do Gato, tinha como auxiliar o Moinho do Corunheiro de Baixo na Ribeira do Azevel, para onde o Moleiro se mudava durante as grandes cheias do Rio Guadiana que impediam o seu funcionamento, prevendo-se que eram do mesmo proprietário. 
O Moinho do Gato deixou de trabalhar nos anos de 1960 ou 1970 e, encontra-se submerso nas águas da Albufeira de Alqueva desde 2002. 
(Algumas informações foram obtidas no livro: "Os Moinhos e os Moleiros do Rio Guadiana, de Luís Silva, porém, outras foram em diversos documentos e conhecimentos pessoais com presença em diversos Moinhos da Freguesia de Capelins e com explicações de alguns Moleiros). 

Texto: Correia Manuel

Moinho do Gato - Capelins





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...