quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O lugar de Ferreira (atual Neves) envolvido nas traições ao Rei D. Fernando.

O lugar de Ferreira (atual Neves) envolvido nas traições ao Rei D. Fernando.

Como podemos confirmar os Lugares de Terena e de Ferreira pertenciam à Infanta Dª Beatriz de Castro, pensamos que, desde 1359, depois do falecimento da sua avó Beatriz, esposa do rei D. Afonso IV, embora em 24 de Março de 1376 tivessem sido doados à Inafanta Dª Beatriz filha do rei D. Fernando, parece que, a doação não se concretizou nessa data, por efeitos do Tratado de Santarém, no qual ele perdoava a traição daqueles que conspiraram para a sua morte, desde que fossem portugueses e que tinham dado apoio ao inimigo castelhano, assim como, lhe devolvia todos os bens, eventualmente confiscados. Nesses traidores estavam envolvidos os seus meio irmãos o Infante Dinis e a Infanta Beatriz de Castro, pelo que, somente em 28 de Agosto de 1379, quando D. Fernando redigiu o seu testamento, os acusou da traição com justificação e os deserdou, assim, por carta de 19 de Dezembro de 1378, transferiu bens da sua meia irmã Beatriz de Castro para Fernando Afonso de Albuquerque, sendo esses bens os Lugares de Terena e de Ferreira, mas em 03 de Novembro de 1379, estes Lugares passaram para a posse da Infanta Beatriz, filha do rei D. Fernando, casada com D. João I de Castela e continuou a confusão.
"(...) Ora, em 28 de agosto de 1378, D. Fernando faz seu testamento e nele clarifica as traições de que fôra objeto, justificando suas coações aos traidores do reino português. Acusa o Pacheco, alguns naturais do reino e seus meio-irmãos, Infantes Dinis 61 e Beatriz de Castro de terem conspirado para sua morte 62, aproveitando para deserdá-los da sucessão do reino 63. Acusação suficiente para não devolver os bens confiscados do Pacheco e do Infante Dinis. Tal menção testamentária indica-nos, também, que a tentativa de regicídio deve ter ocorrido antes de meados de 1378. A Chancelaria fernandina corrobora tal hipótese através de quatro cartas. A primeira, datada de 19 de dezembro de 1378, na qual transfere-se bens da Infanta Beatriz de Castro a Fernando Afonso de Albuquerque, sem menção direta a traição 64.
64 - Recebe os lugares de Terena e Ferreira (TT, ChancDF, l. II, f. 36v).
(Revista da Faculdade de Letras 263 ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO LINHAGÍSTICA EM PORTUGAL NOS SÉCULOS… HISTÓRIA Porto, III Série, vol. 7, 2006, pp. 263-284)
"Fátima Regina Fernandes*" 

Era aqui o Lugar de Ferreira de 1262 - (atual Neves) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...