quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Resenha da história do Posto do Registo Civil na Freguesia de Capelins

Resenha da história do Posto do Registo Civil na Freguesia de Capelins

Os Registos dos nascimentos, casamentos e óbitos, no Concelho de Terena, Freguesia de São Pedro, tiveram início no ano de 1572, mas, nas primeiras décadas de 1600, passaram a ser feitos nas respetivas Paróquias, no caso de Santo António, foi em 1633.
As Paróquias foram responsáveis pelos ditos Registos até 31 de Dezembro de 1910.
A partir de 01 de Janeiro de 1911, essa função passou para as Conservatórias do Registo Civil, com sede nos Concelhos.
Para facilitar o acesso dos que residiam a maiores distâncias foram criados diversos Postos de proximidade, (conforme Decreto da Direção Geral da Justiça de 03 de Abril de 1911).
No caso do Concelho do Alandroal, foi criado um Posto em Santiago Maior e outro na Vila de Terena, este incluía a Freguesia de Santo António de Capelins.
Assim, a partir de 01 de Janeiro de 1911, os capelinenses para fazer estes Registos tinham de se deslocar à Vila de Terena, onde eram redigidos pelo responsável, senhor Mariano José Ruivo de Carvalho e foi assim durante três anos.
A partir de 01 de Janeiro de 1914, os ditos Registos passaram a ser feitos no Posto do Registo Civil de Capelins, pela responsável, senhora Rosalina Tavares Nogueira.
A senhora Rosalina Tavares Nogueira foi responsável pelo Posto do Registo Civil de Capelins, durante 28 anos, entre 1914 e 1942.
A partir de 01 de Janeiro de 1943 a responsável pelo Posto do Registo Civil de Capelins e pelos Registos, passou a ser a senhora Ana Fernandes Coelho, que desempenhou esse serviço durante 9 anos, entre 1943 e 31 de Dezembro de 1952.
Conforme, informação de amigos capelinenses, as senhoras, eram ambas professoras.
A partir de 01 de Janeiro de 1953, o responsável pelo Posto de Registo Civil de Capelins, e pelos Registos, passou a ser o senhor Inácio Moreira Correia, que fazia os ditos Registos no Monte do Roncão Velho e, também, no Monte de Calados em Capelins.
Livro dos Registos dos casamentos do ano de 1953, quando o senhor Inácio Moreira Correia, iniciou as funções. 















Decreto da criação dos Postos do Registo Civil





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...