sábado, 18 de novembro de 2023

Memórias do Chiquinho de Capelins, do jantar de grilos fritos do Ti Elias

Memórias do Chiquinho de Capelins, do jantar de grilos fritos do Ti Elias

O pai do Chiquinho de Capelins era seareiro, tinha algumas courelas suas, outras arrrendadas e também cultivava outras ao quarto, ou seja, depois da ceifa do trigo, aveia ou cevada, o dono das courelas dirigia-se às mesmas e, em cada quatro molhos de cereal recolhia um para ele, como meio de pagamento da utilização da terra.

Uma dessas courelas era na herdade do Terraço, pertencente à Casa Camões, que tinha essa herdade dividida em três folhas, estando uma de pousio, em descanso, outra semeada de trigo e outra de aveia e, cada uma das folhas era composta por 10/12 courelas que, eram sorteadas pelos seareiros das terras de Capelins.

Num mês de Março em meados do decénio de 1960, o Chiquinho  estava de férias da escola e, pelas 8 horas da manhã foi com o pai, na carroça, a caminho da courela do Terraço que, nesse ano era junto à herdade do Seixo, assim que chegou, começou logo a descobrir terreno, por ali andou a ver o que havia para ver e avistou, não muito longe, um seareiro a lavrar com a sua mula, foi-se aproximando e viu que era o seu vizinho o Ti Elias Balsante, e foi falar com ele:

Chiquinho: Olá Ti Elias! Então o que anda a fazer? 

Ti Elias: Olá Chiquinho! Ando a lavrar, não vês?

Chiquinho: Que anda a lavrar sei eu!

Ti Elias: Então, se sabes, para que estás a perguntar?

Chiquinho: Para saber, não?

Ti Elias: Para saberes, o que já sabias, isso já é saber a mais! Então, hoje vieste com o teu pai?

Chiquinho: Pois, Ti Elias! Então se estou aqui é porque vim, não?

Ti Elias: Então, já conhecias aqui o Terraço?

Chiquinho: Aqui neste sítio, ainda não! Mas já estou a ver que há aqui pouco para conhecer! 

Ti Elias: Podes ir conhecer além o Monte do Seixo, está a cair, mas foi um grande Monte, ainda podes ver como era!

Chiquinho: Eu tenho medo de ir para além, sei lá quem é que lá morou, no fim ainda lá me aparece alguém que já morreu, não, não, além é que eu não vou!

Ti Elias: Olha, vai ali  aquele altinho, já perto das Areias, que ainda podes ver uns restos de paredes de umas casas dos romanos!

Chiquinho: Ainda bem que me disse, já lá não arrumo!

Ti Elias: Mas porquê? Não encontras lá ninguém, moraram aí, há mais de 1000 anos!

Chiquinho: Não, não, e se ainda lá anda algum bicho desses?

Ti Elias: Não eram bichos que lá moravam, eram pessoas como nós!

Chiquinho: Ah eram? E para onde abalaram?

Ti Elias: Já morreram todos, isso foi quase há 2.000 anos! Podes ir à vontade! 

Chiquinho: Não, Ti Elias, eu não vou para esse lado! Vou mas é ver do meu pai que já devem ser horas de jantar (almoçar)!

Ti Elias: Ó rapaz, horas de jantar? Só se for da bucha, são agora umas dez horas, até ao meio dia ainda tens muito que esperar e eu ainda tenho de lavrar até aquele chaparrinho!

Chiquinho: Eh ti Elias! Só janta quando a lavoura chegar áquele chaparrinho? Eu morria de fome! Então, o que trouxe hoje para o jantar?

Ti Elias: Olha! Hoje são grilos fritos!

Chiquinhol: É lá, Ti Elias! Então isso come-se?

Ti Elias: Claro que come! Não me digas que nunca comeste?

Chiquinho: Como é que havia de comer, se os grilos não se comem!

Ti Elias: Já te disse! São o meu jantar hoje, se não acreditas logo estás aqui que eu dou-te a provar! 

Chiquinho: Xó, xó, Ti Elias, não quero! Mas gostava de ver!

Ti Elias: Então, logo ao meio dia aparece aqui!

Chiquinho: Está bem! Agora vou ver do meu pai!

O Chiquinho foi ter com o pai, que já estranhava a sua ausência, e explicou-lhe onde tinha andado e continuou:

Chiquinho: Ó pai! Ainda demoramos em jantar?

Pai: Então porquê? Já tens fome? Ainda nem são 11 horas! Jantamos ao meio dia!

Chiquinho: Eu já tenho muita fome! Mas não é só por isso!

Pai: Então, é porquê?

Chiquinho: É que ao meio dia, já tenho de estar despachado do jantar, porque a essa hora tenho de estar à do Ti Elias para ver uma coisa que ele hoje trouxe para o jantar!

Pai: E que coisa é essa que o ti Elias trouxe para jantar e que tu tens de ver?

Chiquinho: São grilos fritos! 

Pai: Não sejas parvo! Ninguém come grilos fritos! Foi ele a mangar contigo!

Chiquinho: Não foi, não! Ele falou muito a sério! Veja lá que até me quer dar a provar! 

Pai: Já és muito grande para seres tão parvo! Já te disse que ninguém come grilos fritos!

O Chiquinho ficou sem saber em quem acreditar, o Ti Elias parecia  tão sincero, e ficou na dúvida, por ali andou ansioso para se despachar do jantar (almoço) e ir assistir ao jantar dos grilos fritos do Ti Elias, mas passou-se uma eternidade até o pai parar de lavrar e, por fim, lá foram jantar. 

Assim que acabaram de comer, o Chiquinho levantou-se de cima do saco de serapilheira onde estava sentado e foi a correr até onde andava o ti Elias e assim que chegou perguntou-lhe:

Chiquinho: Então?

Ti Elias: Então o quê?

Chiquinho: Já comeu os grilos fritos?

Ti Elias: Ao tempo! Havia de estar à espera de quê?

Chiquinho: Olha para isto! Não foi capaz de esperar!

Ti Elias: Mas de esperar o quê?

Chiquinho: Que eu viesse, não?

Ti Elias. Então, era para jantares comigo?

Chiquinho: Não era, não! Mas não tínhamos combinado de eu ver os grilos fritos?

Ti Elias: Mas foste tu que faltaste! Ainda esperei, mas não aparecias, não pude esperar mais!

Chiquinho: Então, e não sobrou nada?

Ti Elias: Sobraram umas rodelas de farinheira frita e um bocado de toucinho!

Chiquinho: Não é isso! Dos grilos fritos!

Ti Elias: Nem um sequer! E mais que fossem! Que bons que estavam!

Chiquinho: Esta agora! E quando é que trás outra vez mais grilos fritos para o jantar?

Ti Elias: Agora não sei! Não tenho tempo para ir a eles! Vê lá tu, se me arranjas por aí alguns!

Chiquinho: Eu até arranjava, mas nunca consigo apanhar mais de quatro ou cinco, mas deixe estar que eu não me esqueço de si!Também come grilas?

Ti Elias: Não, não, só grilos, as grilas não se comem! 

Chiquinho: Está bem! Sendo assim, vou por aí a ver o que há de novo! Até logo!

Ti Elias: Até logo, Chiquinho! 

O Chiquinho desamparou o Ti Elias e, por ali andou a passar o tempo, até à tardinha, quando voltaram para casa! 

O Chiquinho fez durar a conversa dos grilos fritos do jantar do ti Elias por muito tempo, principalmente na escola primária da Aldeia de Ferreira, onde a rapaziada dizia que não acreditava.

Um dia o Chiquinho encontrou a Ti Margarida, a mulher do Ti Elias, e perguntou-lhe se era verdade dele comer grilos fritos, ela ficou admirada e percebeu que era brincadeira do Ti Elias e respondeu-lhe que não, porque ninguém comia grilos fritos, mas o Chiquinho continuou com dúvidas durante muitos anos, porque o Ti Elias não era homem de brincadeiras. 

Fim 

Texto: Correia Manuel 


Terraço - Capelins 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...