quinta-feira, 16 de novembro de 2023

As tradições do Carnaval nas terras de Capelins

 As tradições do Carnaval nas terras de Capelins

Até aos finais do decénio de 1970, o Carnaval era festejado nas terras de Capelins de várias formas, mas a principal eram os três dias e três noite de bailes.
Na Aldeia de Ferreira os bailes até meados do decénio de 1960 começavam na noite de sexta Feira e acabavam na madrugada de terça feira e depois passaram o seu início para o domingo gordo e acabavam na quarta feira de Cinzas à tardinha, enquanto que, na Aldeia de Montejuntos, os bailes começavam no sábado e acabavam na quarta feira de Cinzas, e depois passaram o seu início para a segunda feira seguinte, e acabavam na madrugada da quinta feira de Quaresma, era assim a tradição, nesta duas Aldeias da Freguesia de Capelins.
Os acordionistas contratados para tocar de dia e de noite, não tinham descanso, os bailes acabavam pelas duas ou três horas da madrugada e pelas dez horas da manhã os rapazes e raparigas começavam a chegar aos casões dos bailes e se os acordionistas não estavam presentes e prontos para continuar a tocar havia reclamações, mas enquanto o tocador não chegava a mocidade organizavam rodas de baile e, cantavam quase sempre as mesmas cantigas como: A Machadinha, a Maria dos Anjos e outras, e jogavam o jogo do lencinho da botica, quem lá vai lá fica, a roda estava parada e todos/as cantavam a dita cantiga e um rapaz ou uma rapariga circulava por fora e deixava cair um lencinho atrás de um elemento da roda e depois corria para dar a volta sem ser apanhado/a até tocar em quem tinha o lenço atrás e ocupar o seu lugar e esse elemento ia para o meio da roda, e repetia-se várias vezes, os/as da roda não podiam olhar para trás, senão era batota, guiavam-se pelo pressentimento ou reação do/a que circulava atrás deles/as, assim, os bailes de Carnaval, quase não tinham paragens durante os três dias e noites.
Relembramos uma das cantigas que a mocidade cantava nos bailes de roda, com alguns contornos na letra em relação ao que cantavam nas terras de Capelins:
A Machadinha
Ah! Ah! Ah! Minha machadinha!
Ah! Ah! Ah! Minha machadinha!
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha?
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha?
Se tu és minha, eu também sou tua
Se tu és minha, eu também sou tua
Pula, machadinha, para o meio da rua
Pula, machadinha, para o meio da rua
No meio da rua, não hei de ficar
No meio da rua não hei de ficar
Eu hei de ir à roda, escolher o meu par
Eu hei de ir à roda, escolher o meu par
Escolher o meu par já eu sei quem é
Escolher o meu par já eu sei quem é
É um rapazinho chamado José
É um rapazinho chamado José
Chamado José chamado João
Chamado José chamado João
É o rapazinho do meu coração
É o rapazinho do meu coração
Esta é a rosa
Este é o portão
Esta é a chave
Do meu coração.
Fim 

Aldeia de Ferreira - Casão dos bailes 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...