segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Domingo de Ramos em Capelins

O Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canónicos.

Em Capelins, no Domingos de Ramos, muito cedo, os paroquianos juntavam-se junto à Igreja de Santo António, para assistir à missa de Ramos e para benzer o alecrim com o qual, ainda nesse dia seriam feitas cruzes. Eram escolhidas canas com cerca de um metro e meio de altura, abriam-se uns orifícios um palmo abaixo do extremo superior e enfiava-se alecrim benzido nos lados e por cima por dentro da cana formando uma cruz que durante a tarde desse Domingo eram "espetadas" no chão no meio das searas e nas hortas, sempre viradas para o lado da Igreja de Santo António, com a finalidade das searas serem abençoadas e darem muito pão. Como referimos, principalmente os rapazes juntavam-se muito cedo junto à Igreja para antes da missa se realizar um jogo de futebol naquele espaço entre a estrada que vem do lado do Monte de Igreja e a que vem de Ferreira pelos Foros, era um bom campo de futebol com alguns penedos pelo meio e o jogo era quase sempre entre solteiros e casados!! Após o jogo de futebol era rezada a missa e no fim o senhor Padre benzia o alecrim, que algumas pessoas levavam e os montes que o "Ti José Madorna" e a "Ti Caleça" lá tinham e que logo a seguir ofereciam aos paroquianos, não ficando ninguém sem alecrim!

E era assim, a festa do Domingo de Ramos em Capelins!



Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém 

Foto net


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1.

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...