sábado, 13 de dezembro de 2014

Igreja Matriz de Santa Maria da Vila de Ferreira

Igreja Matriz de Santa Maria da Vila de Ferreira

A Igreja Matriz de Santa Maria, na Vila Medieval de Ferreira, foi construída cerca de 1262 pelo donatário da Vila de Terena e do seu Termo D. Gil Martim, , chegando ao fim, talvez por ruína ou por destruição durante a Guerra da Restauração, entre 1640/1668. 
Nos últimos anos,  devido ao levantamento arqueológico e patrimonial de alqueva, foram encontradas algumas sepulturas escavadas na rocha ao lado da atual Ermida de Nossa Senhora das Neves. Porém, em 2013, a Associação Raia, com a colaboração da Junta da Freguesia de Capelins, investigaram no terreno e, encontraram mais nove sepulturas nesse local, mas, decerto, existem mais. Depois de investigarmos como eram sepultadas as pessoas na Idade Média e Moderna, concluímos que, os Cristãos eram sepultados dentro das Igrejas e, se já não existiam lugares, então, acrescentava-se a Igreja, ou fazia-se outra, logo, neste caso, não podia ser diferente, assim, como nestes casos, temos que ler as entrelinhas, supomos que, essas sepulturas estavam no interior da Igreja Matriz de Santa Maria, situando-se a mesma nesse lugar. Não foram encontradas ossadas nestas sepulturas, porque, decerto, foram recolhidas e colocadas no subsolo da atual Ermida de Nossa Senhora das Neves ou no adro. Nessa época, não existiam cemitérios para cristãos e, as ossadas, nunca poderiam ficar desprotegidas.

Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins 




sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A visita de um Clérigo da Diocese de Évora à Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, em 1534

 A visita de um Clérigo da Diocese de Évora à Igreja Matriz
de Santa Maria de Ferreira em 1534

A visita efetuada em 1534, por um clérigo de missas, do Bispado de Évora, ordenada pelo Cardeal Infante D. Afonso, teve como objetivo a verificação de dois aspetos essenciais, o espiritual e, o temporal. O espiritual era averiguar como se encontrava a fé dos paroquianos, ou seja, se compareciam nas missas e nos atos religiosos. O temporal, referia-se ao estado do património, se estava bem cuidado, quais as necessidades da Igreja, em termos materiais, tratamento das imagens, móveis e outros objetos inerentes às missas e outros fins. Mas, também, sobre o comportamento do Cura, Sacristão, Comendadores, e paroquianos.

Aos casos assinalados pelo clérigo, foi dado um prazo para cumprimento das alterações verificadas e ficava definido quais as consequências suportadas pelos fregueses e comendadores, desde o seu impedimento de assistir às missas, até penas pecuniárias.
Neste caso, não sabemos, quais foram as exigências do visitador em termos espirituais e temporais, aos fregueses, Cura, e comendadores da Igreja de Santa Maria em Ferreira. Esperamos consultar brevemente o referido livro da visitação. 


A Visitação de 1534, foi às Freguesias, Capelas Curadas e Capelas sufragâneas de Matrizes, incluindo a Igreja Matriz de Santa Maria em Ferreira (depois Neves).

A Igreja de Santa Maria de Ferreira, desapareceu nos finais da  centúria de 1600, ou por ruína ou por destruição durante a Guerra da Restauração,  sendo erigida no seu lugar, um pouco ao lado, a Ermida de Nossa Senhora das Neves.

A Ermida de Nossa Senhora das Neves, na Vila de Ferreira

Conforme texto de Túlio Espanca, no "Inventário Artístico de Portugal" de 1978, que se transcreve:
“A Igreja de Nossa Senhora das Neves foi a primitiva Matriz da extinta Vila de Ferreira, com o título original de SANTA MARIA, e já existente no ano de 1320, como vínculo do padroado real, encontra-se situada a cerca de 5 quilómetros de distância da Aldeia de Ferreira de Capelins.
Da traça primitiva da fundação medieval, nada existe atualmente, devendo classificar-se a subsistente como obra híbrida dos séculos XVI-XVIII, bastante pobre no domínio arquitetónico e sumptuário.
O edifício atarracado e construído num declive pouco pronunciado do abandonado monte daquele nome, olha na banda do ocidente em recorte acentuadamente popular, alvíssimo de caio e de contornos ligeiros onde se destacam os gigantes laterais, a silhueta do campanário axial, com volutas de enrolamento, de sineta brônzea, e a abside, de planta quadrangular, rematada por cúpula octogonal de uma singela, de alvenaria. A fachada, sem nártex, eleva-se em empena triangular, com discreto portal de arco pleno, ladeado por arrebicado adro pavimentado de pedrinhas calcáreas, losângicas, de branco e negro ao gosto de fins de oitocentos.
Envolventes, dois cruzeiros modestos, de mármore e ardósia, refeitos em períodos vários pelas extintas irmandades. O seu interior, de planta retangular, é de manifesta simplicidade. A nave e o teto, de alvenaria, são completamente caiados de branco, erguendo-se na face do Evangelho o púlpito, também de alvenaria com ligeiros ornatos geometrizantes. No alçado sobranceiro abriu-se, na década de 1950, um nicho com imagem moderna dedicada a SANTO ISIDRO, LAVRADOR.
A Capela-Mor, único corpo quinhentista do Templo, é antecedida por arco-mestre atarracado, redondo e de molduras duplas, onde persistem vestígios de pinturas antigas.
A cúpula, octogonal, assenta em trompas. Se teve decorações artísticas, perderam-se completamente. Na ousia apenas se rasga, em trabalho de alvenaria escaiolada e de pilastras com aletas, o transformado nicho da padroeira. A imagem de NOSSA SENHORA DAS NEVES (Virgem com o menino), de madeira estofada e esculpida ao modo popular do século XVII, sofreu grande restauro em época posterior, período em que aplicaram às figuras olhos de cristal. Mede de altura 84 cm.
Dimensões interiores da Igreja de NOSSA SENHORA DAS NEVES:
 Nave – comprimento, 9,20 X 5,40 metros.
Presbitério – fundo, 3,85 X largura 3,70 metros.”

Ermida de Nossa Senhora das Neves, antes da recuperação em 2019










A Casa do Infantado na Vila de Ferreira entre 1698 e 1834

A Casa do Infantado na Vila de Ferreira entre 1698 e 1834

Como já foi referido, em 1698, parte da Villa de Ferreira, termo da Vila de Terena, foi doada à Casa ou Estado do Infantado, a qual, começou por fazer grandes alterações na administração das suas herdades, Defesa de Ferreira e Defesa de Bobadela. Na Defesa de Ferreira expandiram-se as duas Aldeias, denominadas Capelins de Cima e Capelins de Baixo e na Defesa de Bobadela foi criada uma zona franca, onde, no porto da Cinza podiam transitar mercadorias e animais isentos de taxas aduaneiras. Neste lugar, foram colocadas barcas para transporte de pessoas, mercadorias e animais entre as duas margens do rio Guadiana.
 No início do ano de 1700, toda a Villa foi repovoada, verificando-se em documentos oficiais dessa época que, houve um grande aumento da população e desenvolvimento económico da região através da agro pecuária e da industria moleira.
Como prova, que de facto as duas herdades das Defesas, pertenciam à Casa do Infantado, transcrevemos o seguinte anuncio da Gazeta de Lisboa, no Sábado dia 10 de Novembro de 1827, a avisar os interessados, sobre o arrendamento das referidas Defesas. 




Annuncios

Tribunal da Junta da Sereníssima Casa, e Estado do Infantado, se hão de arrematar neste presente anno as seguintes rendas; a saber: as Dízimas do Pescado das Villas de Vianna e Caminha, o Almoxarifado dos Campos da Cidade de Leiria; as Defezas de Ferreira, e Boubadella do Além-téjo; o Almoxarifado da Villa da Boubadella da Beira, (… e muitos outros), As pessoas que quiserem lançar nas ditas rendas podem comparecer e dar seus lanços na Secretaria da Fazenda da mesma Junta, em todos os dias de Conferencia nos imediatos a estes des de as três até às sete horas da tarde, para serem as ditas rendas arrematadas nos dias cinco, doze, e dezenove de Dezembro deste anno; e toda a pessoa que pretender lançar nestas rendas se deverá apresentar munido com Certidões de corrente, tanto pelo Tesouro Publico, como pela dita Sereníssima Casa, e com Procuração bastante, no caso de ser para segunda pessoa; e sem a apresentação destes documentos se não admite ninguém a lançar.
Sábbado, 10 de Novembro de 1827

Gazeta de Lisboa nº 267 


Defesa de Ferreira







quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

As Aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima

As Aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima 

O documento descritivo do Termo ou Concelho de Terena, que incluía as terras de Capelins, no ano de 1708, já se refere à Ermida de Nossa Senhora das Neves, mas nada refere sobre as aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima, logo, nesse ano ainda não deviam existir, encontramos Capelins, sem referência a aldeia, no registo de um óbito em 1712, do Padre Miguel Gliz Galego, mas há muito que existiam vários Montes, entre eles o Monte de Capelins, Monte do Foro, Monte do Carrão, Monte da Zorra, Monte da Talaveira, Monte da Amadoreira,  Monte da Galvoeira, Montes do Azinhal Redondo de Baixo e de Cima, Monte do Seixo e outros.
Como, na Villa de Ferreira, existiam doze herdades, entre elas, as herdades da Defesa de Bobadela e Defesa de Ferreira, doadas à Casa do Infantado em 1698, foi nesta última que surgiram as duas aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima no segundo ou terceiro decénio de 1700, porque, já constam no Dicionário Geográfico em 1747. 
Uma aldeia, geralmente começava por um Monte e depois, nas imediações desse,  surgiam outros, mas, podia levar alguns anos a desenvolver-se, por isso, as referidas aldeias, devem ter começado no início de 1700 e somente em 1747 aparecem no Dicionário Geográfico de todas as cidades, villas Lugares e aldeias, rios ribeiras e serras dos Reynos de Portugal e Algarve, como a seguir podemos verificar.


DICIONÁRIO GEOGRÁFICO OU NOTÍCIA HISTÓRICA DE TODAS AS CIDADES, VILLAS, LUGARES, E ALDEAS, RIOS, RIBEIRAS, E SERRAS DOS REYNOS DE PORTUGAL , E ALGARVE – TOMO I – 1747.

“S. ANTÓNIO. Freguesia na Provincia do Alentejo, Arcebispado de Évora, Comarca da Cidade de Elvas, parte della Termo da Villa de Terena, e parte da Villa de Ferreira: tem cento e dous vizinhos. Está situada em monte; descobrem-se della a Villa de Olivença, distante cinco léguas, Estremoz quatro, Évora-Monte cinco, Alandroal duas, Terena huma, Monsaraz duas, Mourão três, Xelles, no Reino de Castella duas, e Alconxel do mesmo Reino quatro léguas. Tem esta Freguesia, a parte da Villa de Ferreira, duas Aldeas chamadas Capellins de Cima, e Capellins de Baixo.
A Paróquia está fora de povoação: he seu Orago Santo António, que está no Altar mayor, com S. Bartholomeu: os collateraes são de Nossa Senhora do Rosário, com Nossa Senhora de Belem, e S. Joseph, e outro do Santo Nome de Jesus, com S. Bento, e S. Gregório. Tem huma Irmandade das Almas. O Paroco he Cura, de apresentação dos Arcebispos de Évora: tem renda cincoenta mil reis, pouco mais, ou menos. Na parte, que está no Termo da Vila de Ferreira, tem huma Ermida de Nossa Senhora das Neves, aonde acodem romeiros no seu dia de cinco de Agosto.
Os frutos, que recolhem os moradores desta Freguesia em mayor abundancia, são, trigo, cevada, e centeyo. Pelos confins desta Freguesia passa o rio Guadiana, e nelle recebe os rios Lucefece, e Azavel, que entrão nelle nos sítios de Roncão, e Gato”. 



https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A vida económica e social dos moradores da Vila de Ferreira na Idade Média e Moderna

A vida económica e social dos moradores da Vila de Ferreira na Idade Média e Moderna


A Idade Média, é considerado o período entre o século V e, o século XV, ou seja, início do Renascimento. A Vila de Ferreira, foi criada em 1262 por D. Gil Martins Riba de Vizela e pela sua mulher dona Maria Anes da Maia, assim, tentamos conhecer, o que for possível, sobre a vida económica e social dos moradores desta região. Através de alguns documentos oficiais disponíveis ao público e, por analogia com o que se encontra publicado sobre este assunto, referente a Freguesias vizinhas, pensamos, não ter sido muito diferente na Vila de Ferreira.
A sociedade medieval era constituída por três classes, o clero, nobreza e povo, assim, quanto à realidade da referida Vila, o senhorio, durante a Idade Média, esteve sempre na posse de casas nobres, era uma grande extensão de terra, quase a mesma que, constitui hoje a Freguesia de Capelins, estava dividida em diversas herdades, com Montes ou casais, que eram arrendadas a lavradores, os quais, tinham ao seu serviço os trabalhadores agrícolas, guardadores de gado e pessoas para outros trabalhos. 
A Igreja Católica, detinha grande poder e podia intervir em todas as causas, por isso, no Lugar de Ferreira, sede da Vila, existia a Igreja Matriz de Santa Maria, com um Cura, que tinha a missão de tratar da vida espiritual dos moradores, porque, nesta época vivia-se grande fervor religioso. A religião fazia parte da vida do dia a dia, intervindo na vida prática e espiritual das pessoas, que eram dominadas pelo medo do inferno, assim, procuravam na Igreja a explicação para os mais diversos acontecimentos, como as epidemias, a fome e mesmo as trovoadas, com a oração e a devoção, esperavam afastar esses males. A Igreja, cobrava impostos, todas as pessoas tinham de pagar o dízimo, recebendo grande parte das colheitas e até de gado.
As casas do Lugar de Ferreira, eram muito rudimentares, feitas de taipa, terra amassada, algumas pedras e, geralmente cobertas de colmo, estevas, piorno e pasto, por isso, hoje, no local onde existia esse casario está plantado um olival e poucos vestígios se encontram. A vida dentro da casa era em comunidade, ou seja, sem intimidade, todos comiam, dormiam e passavam o tempo livre na mesma divisão. O mobiliário era escasso, uma mesa, uns bancos sem costas e um móvel essencial que era um baú ou arca, que servia para guardar tudo o que tinham, desde roupa a loiças e, ainda podia servir de mesa ou de assento. As camas, se existiam, tinham colchões de palha. A cozinha, tinha poucos utensílios, panelas, almofariz, frigideira de cabo comprido, algumas, um caldeirão ou panela de ferro. A comida era pouca, à base de pão de trigo e de ervas aromáticas e outras comestíveis, as que existiam em abundância nesta região, além de outros produtos hortícolas que já cultivavam nas hortas, como, alhos, hortelã, salsa, coentros e cebolas. Os que podiam, faziam matança de porcos e guardavam a carne fumada para consumir ao longo do ano, mas a Igreja ordenava que não se comesse carne às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, assim, dava para mais tempo. Havia muita caça, mas era para os senhores, que tinham os falcões e as matilhas de cães treinados para esse fim.
Já por aqui passavam vendedores ambulantes, que vendiam produtos artesanais e mercadorias diversas, fazendo, também, trocas comerciais, como ovos de galinha e animais. Como antes referimos, D. Dinis, autorizou uma feira anual em Terena, durante quinze dias, com entrada livre para os moradores do Concelho, onde podiam comprar e vender todos os produtos existentes nessa época, desde animais, cereais, roupas, utensílios, e assistir a espetáculos de música, circenses, aos jograis e outros, era o maior acontecimento na região, as pessoas contavam os dias que faltavam para chegar a feira. Do Lugar de Ferreira, Neves, a Terena eram menos de duas léguas, logo ali.
À semelhança das terras vizinhas, pensamos que, existia uma festa anual, junto à Igreja de Santa Maria, consistindo na parte religiosa, missas, cânticos na Igreja, procissão, mas também, a parte profana de divertimento, cantares, bailes e principalmente jogos.
A vida dos moradores da Vila de Ferreira, era de muito trabalho, de sol a sol, senão, desde madrugada até noite dentro e, não tinham nada, tudo era do senhor, também por isso, era muito difícil povoar esta Vila, além da grande insegurança que aqui existia, devido à proximidade da fronteira que era constantemente atravessada por grupos de saqueadores, de um e outro lado. 


Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins 




terça-feira, 2 de dezembro de 2014

História de vidas de Gentes de Capelins 1734

História de vidas de Gentes de Capelins 1734

Documento de 1734, há 280 anos, que envolve um casamento em Capelins, nessa época designava-se Santo António, termo da Vila de Terena.

BULA APOSTÓLICA DE DISPENSA MATRIMONIAL APRESENTADA AO VIGÁRIO GERAL DESTE ARCEBISPADO A FAVOR DE INÁCIO RODRIGUES BARBOSA E DE FRANCISCA SIMÕES, NATURAIS DE SANTO ANTÓNIO DE TERENA.

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento composto Documento composto
CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/ADEVR/FE/DIO-CEEVR/B/001/00041
TIPO DE TÍTULO
Atribuído
DATAS DE PRODUÇÃO
1734 A data é certa a 1734 A data é certa
DIMENSÃO E SUPORTE
papel e pergaminho
EXTENSÕES
28 Folhas
HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR
A Câmara Eclesiástica é a repartição que se ocupa dos bens e direitos temporais do Cabido da Sé.

As suas funções são essencialmente financeiras. Adquire funções judiciais, mas só no século XV começa a ter plenos poderes.

A partir desta data e até final do século XVIII foi uma instituição de grande importância.

Em 1831, porém, perdeu grande parte das suas atribuições judiciais e, em 1870, esta decadência mais se acentuou com a extinção dos Estados Pontifícios.

No Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora, existem documentos muito importantes, não só para a história da Arquidiocese, como também para a história de toda a Região.

Fonte imediata de aquisição ou transferência: Alguma documentação do Arquivo Histórico da Câmara Eclesiástica de Évora, encontra-se em depósito no Arquivo Distrital de Évora. Ao que se supõe, terá vindo a monte, devido a uma invasão ao Paço Arquiepiscopal que decorreu no ano de 1910, aquando da implantação da República.

A documentação é muito variada, destacando-se nela processos relacionados com diversas Ordens do seguinte modo: De Genere, Menores, Tonsura, Missa, Epístola, Evangelho. Existe também documentação diversa: Dispensas matrimoniais, Parentesco, Património, Breves e Bulas sobre diversos assuntos, entre outra, que se encontra ainda por inventariar.
ÂMBITO E CONTEÚDO
Contém: Bula Apostólica, petição, rol de testemunhas, comissão apostólica, mandado apostólico,...

Selo de chapa no fls. 2v.

Tipologia e suporte: papel e pergaminho
CONDIÇÕES DE ACESSO
Documentação de consulta livre.
COTA ATUAL
Pç. 41 Cxª2

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Vila de Ferreira de 1262

A Vila de Ferreira de 1262

A Vila de Ferreira foi criada em Fevereiro de 1262 por D. Gil Martins e pela sua mulher Dona Maria Anes da Maia, no âmbito do Foral concedido a Santa Maria de Terena e seu Termo (Concelho), da qual, eram donatários.
No reinado de D. Dinis, após o falecimento de D. Martins Gil Riba de Vizela, em Dezembro de 1312, neto de D. Gil Martins primeiro donatário da Vila de Terena, sem deixar descendência direta, a Vila de Terena e seu termo (Concelho), voltou à posse da Coroa.
Durante o ano de 1313, a mãe de D. Martin Gil, reclamou a herança do filho, conseguindo receber uma parte, mas Terena e Viana do Alentejo, não lhe foram devolvidas.
Por carta régia de 16 de Outubro de 1314, o rei D. Dinis, fez a doação de Santa Maria de Terena e do seu Termo (Concelho) ao seu filho o infante Afonso que veio ser o rei D. Afonso IV, o qual, imediatamente a doou à sua esposa a infanta Dona Beatriz de Castela, entrando na Casa das Senhoras Rainhas, assim como a Vila de Ferreira, onde se mantiveram até 1359.
A Vila de Ferreira, era o espaço geográfico a sul das herdades da Boeira, Nabais e da Sina, até ao rio Guadiana, ladeada pelas Ribeiras do Lucefécit e do Azevel e era constituída por um Lugar onde foi construído algum casario e a Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, por duas Coutadas e cinco Baldios.





  

CARTA DE DOAÇÃO DE VIANA E TERENA, CONCEDIDA POR D. DINIS A D. AFONSO, INFANTE DE PORTUGAL

NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples Documento simples
CÓDIGO DE REFERÊNCIA PT/TT/CHR/C/001/0003/08801
TIPO DE TÍTULO  Formal
DATAS DE PRODUÇÃO 1279-02-16 A data é certa a 1325-01-07 A data é certa
DIMENSÃO E SUPORTE 1 doc.; perg.
HISTÓRIA CUSTODIAL E ARQUIVÍSTICA
Documento descrito no índice Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Dinis: Índice dos próprios, L 25, f. 4 (PT/TT/ID/1/25).
Este Instrumento de Descrição Documental, não datado, foi substituído pelo catálogo em linha, em 2010.
COTA ATUAL Chancelaria de D. Dinis, liv. 3, f. 88v. 



  
Carta de doação da Vila de Terena e respetivo Concelho ao Infante D. Afonso 










































História de Capelins e de Terena 1462

  História de Capelins e de Terena 1462 Os gados vindos de Castela passavam no Porto das Azenhas D'El-Rei na Vila de Ferreira, atual Fre...