sábado, 13 de dezembro de 2014

Igreja Matriz de Santa Maria da Vila de Ferreira

Igreja Matriz de Santa Maria da Vila de Ferreira

A Igreja Matriz de Santa Maria, na Vila Medieval de Ferreira, foi construída cerca de 1262 pelo donatário da Vila de Terena e do seu Termo D. Gil Martim, , chegando ao fim, talvez por ruína ou por destruição durante a Guerra da Restauração, entre 1640/1668. 
Nos últimos anos,  devido ao levantamento arqueológico e patrimonial de alqueva, foram encontradas algumas sepulturas escavadas na rocha ao lado da atual Ermida de Nossa Senhora das Neves. Porém, em 2013, a Associação Raia, com a colaboração da Junta da Freguesia de Capelins, investigaram no terreno e, encontraram mais nove sepulturas nesse local, mas, decerto, existem mais. Depois de investigarmos como eram sepultadas as pessoas na Idade Média e Moderna, concluímos que, os Cristãos eram sepultados dentro das Igrejas e, se já não existiam lugares, então, acrescentava-se a Igreja, ou fazia-se outra, logo, neste caso, não podia ser diferente, assim, como nestes casos, temos que ler as entrelinhas, supomos que, essas sepulturas estavam no interior da Igreja Matriz de Santa Maria, situando-se a mesma nesse lugar. Não foram encontradas ossadas nestas sepulturas, porque, decerto, foram recolhidas e colocadas no subsolo da atual Ermida de Nossa Senhora das Neves ou no adro. Nessa época, não existiam cemitérios para cristãos e, as ossadas, nunca poderiam ficar desprotegidas.

Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...