sábado, 20 de dezembro de 2014

Resenha histórica da Igreja Paroquial de Santo António de Capelins

Resenha histórica da Igreja Paroquial de Santo António de Capelins

A Igreja Paroquial de Santo António de Capelins, parece ter sido construída no século XVI, sendo propriedade da Coroa até ao século XIX (1500-1834). Foi construída no sistema normal da tipologia rústica do meio ambiente, a Igreja não se destaca por qualquer motivo arquitetónico das suas congéneres da região, feita de alvenaria tocada de escaiolas, olhando na linha do ocidente e ligada ao casario pitoresco do priorado e sacristão, além do atual cemitério público fechado por murete afrentado de campanário de alterosa espadana.
Do primitivo edifício, em traça do século XVI, apenas subsiste o presbitério cupular, algumas empenas laterais de cornijas polilobadas, em grossa alvenaria rebocada, e o portal granítico, adintelado, de verga losângica e cruz relevada.
A fachada, de frontão arredondado sofreu uma profunda modificação na centúria oitocentista que alterou as proporções da nave e lhe fez perder o alpendre; Tem campanário vulgar, com acrotérios pinaculares, no eixo, e sino de bronze fundido, antigo.
Quatro pequenos cruzeiros simbólicos a envolvem, a distâncias regulares e destinados a marcar o itinerário das procissões promovidas pelas seis irmandades que ainda subsistiam em 1758: Santo António, Senhora do Rosário, Senhora das Neves, Almas Santas, S. Bento e Senhor Jesus.
O interior, de planta retangular, compõe-se de nave muito alongada, hoje de abóboda redonda mas que era de tabuado; Capela-Mor e batistério, este singelíssimo, rasgado na face da Epístola e conservando, apenas, a pia marmórea, circular e lisa; Púlpito no corpo sobranceiro, com caixa de madeira, quadrangular, sem interesse artístico.
Nos alçados laterais e junto da abside abrem-se dois altares em nichos parietais de sóbrias molduras entalhadas com grinaldas revestidas de ouro.  Estão consagrados a NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (Evangelho) e às ALMAS. Mantêm, incluindo a abside, as imagens assinaladas no arrolamento das MEMÓRIAS PAROQUIAIS DE 1758, feito pelo Padre Manuel Madeira. A Padroeira do primeiro altar é de roca e vestimentas bordadas com riqueza; Lateralmente veem-se S. JOSÉ e NOSSA SENHORA DE BELÉM, ambos de madeira, mas vulgares.
A sobranceira, além do CRUCIFICADO, tem as esculturas de S. MIGUEL, estofada, mas da arte popular, e uma belíssima VIRGEM, de um CALVÁRIO, seiscentista, de lenho dourado e no local recolhida de qualquer templete profanado. Mede de altura 95 cm.
A capela-Mor, antecedida por arco pleno de alvenaria, é de forma cúbica fechada pela habitual cúpula de meia laranja repousando em trompas lisas. Esteve, total ou parcialmente até à década de 1940, recoberta por composições murais de ornatos e figuras sacras, aparentemente de setecentos, que se vislumbram nos alçados. O retábulo, de talha dourada e policromada, do estilo rococó, é obra tardia do 2º terço do século XVIII; Na edícula adosselada do centro, expõe-se SANTO ANTÓNIO, peça de madeira pintada, do século XVII (altura 65 cm), e nas mísulas colaterais S. GREGÓRIO PAPA e S. BENTO (este deslocado do altar das ALMAS) ambos de lenho estofado e aparentemente de produção seiscentista, popular.
Na banqueta existiram e encontram-se recolhidas na sacristia, as imagens antigas de S. FRANCISCO DE ASSIS (muito maltratado) e S. BARTOLOMEU, medindo, este, de altura 1,00 m. Nesta dependência, além de vários ex-votos pintados sobre madeira, tela e chapa cúprica, subsiste, na parede, o lavatório de mármore branco, esculpido com a insígnia da tiara de S. GREGÓRIO PAPA, obra popular de alvores de setecentos.
Dimensões interiores da Igreja de Santo António de Capelins:
 Nave – Comprimento 15,90 X 5,10 metros.
Ábside: fundo 3,75 x largura 4,10 metros.
BIBL. – Memórias Paroquiais de 1758, vol. IV, pp. 157-61. Arquivo Nacional da Torre do Tombo

(Inventário Artístico de Portugal – Distrito de Évora – por Túlio Espanca IX Lisboa 1978) 

Correia Manuel

Igreja de Santo António de Capelins 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...