sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A visita de um Clérigo da Diocese de Évora à Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, em 1534

 A visita de um Clérigo da Diocese de Évora à Igreja Matriz
de Santa Maria de Ferreira em 1534

A visita efetuada em 1534, por um clérigo de missas, do Bispado de Évora, ordenada pelo Cardeal Infante D. Afonso, teve como objetivo a verificação de dois aspetos essenciais, o espiritual e, o temporal. O espiritual era averiguar como se encontrava a fé dos paroquianos, ou seja, se compareciam nas missas e nos atos religiosos. O temporal, referia-se ao estado do património, se estava bem cuidado, quais as necessidades da Igreja, em termos materiais, tratamento das imagens, móveis e outros objetos inerentes às missas e outros fins. Mas, também, sobre o comportamento do Cura, Sacristão, Comendadores, e paroquianos.

Aos casos assinalados pelo clérigo, foi dado um prazo para cumprimento das alterações verificadas e ficava definido quais as consequências suportadas pelos fregueses e comendadores, desde o seu impedimento de assistir às missas, até penas pecuniárias.
Neste caso, não sabemos, quais foram as exigências do visitador em termos espirituais e temporais, aos fregueses, Cura, e comendadores da Igreja de Santa Maria em Ferreira. Esperamos consultar brevemente o referido livro da visitação. 


A Visitação de 1534, foi às Freguesias, Capelas Curadas e Capelas sufragâneas de Matrizes, incluindo a Igreja Matriz de Santa Maria em Ferreira (depois Neves).

A Igreja de Santa Maria de Ferreira, desapareceu nos finais da  centúria de 1600, ou por ruína ou por destruição durante a Guerra da Restauração,  sendo erigida no seu lugar, um pouco ao lado, a Ermida de Nossa Senhora das Neves.

A Ermida de Nossa Senhora das Neves, na Vila de Ferreira

Conforme texto de Túlio Espanca, no "Inventário Artístico de Portugal" de 1978, que se transcreve:
“A Igreja de Nossa Senhora das Neves foi a primitiva Matriz da extinta Vila de Ferreira, com o título original de SANTA MARIA, e já existente no ano de 1320, como vínculo do padroado real, encontra-se situada a cerca de 5 quilómetros de distância da Aldeia de Ferreira de Capelins.
Da traça primitiva da fundação medieval, nada existe atualmente, devendo classificar-se a subsistente como obra híbrida dos séculos XVI-XVIII, bastante pobre no domínio arquitetónico e sumptuário.
O edifício atarracado e construído num declive pouco pronunciado do abandonado monte daquele nome, olha na banda do ocidente em recorte acentuadamente popular, alvíssimo de caio e de contornos ligeiros onde se destacam os gigantes laterais, a silhueta do campanário axial, com volutas de enrolamento, de sineta brônzea, e a abside, de planta quadrangular, rematada por cúpula octogonal de uma singela, de alvenaria. A fachada, sem nártex, eleva-se em empena triangular, com discreto portal de arco pleno, ladeado por arrebicado adro pavimentado de pedrinhas calcáreas, losângicas, de branco e negro ao gosto de fins de oitocentos.
Envolventes, dois cruzeiros modestos, de mármore e ardósia, refeitos em períodos vários pelas extintas irmandades. O seu interior, de planta retangular, é de manifesta simplicidade. A nave e o teto, de alvenaria, são completamente caiados de branco, erguendo-se na face do Evangelho o púlpito, também de alvenaria com ligeiros ornatos geometrizantes. No alçado sobranceiro abriu-se, na década de 1950, um nicho com imagem moderna dedicada a SANTO ISIDRO, LAVRADOR.
A Capela-Mor, único corpo quinhentista do Templo, é antecedida por arco-mestre atarracado, redondo e de molduras duplas, onde persistem vestígios de pinturas antigas.
A cúpula, octogonal, assenta em trompas. Se teve decorações artísticas, perderam-se completamente. Na ousia apenas se rasga, em trabalho de alvenaria escaiolada e de pilastras com aletas, o transformado nicho da padroeira. A imagem de NOSSA SENHORA DAS NEVES (Virgem com o menino), de madeira estofada e esculpida ao modo popular do século XVII, sofreu grande restauro em época posterior, período em que aplicaram às figuras olhos de cristal. Mede de altura 84 cm.
Dimensões interiores da Igreja de NOSSA SENHORA DAS NEVES:
 Nave – comprimento, 9,20 X 5,40 metros.
Presbitério – fundo, 3,85 X largura 3,70 metros.”

Ermida de Nossa Senhora das Neves, antes da recuperação em 2019










Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...