sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

História de vidas de Gentes de Capellins - 1633 - 1910

História de vidas de Gentes de Capellins - 1633 - 1910

Através do registo de batismos, casamentos e óbitos, verificados nos livros da Paróquia de Santo António, (Capelins), vamos conhecendo as Famílias que aqui habitavam entre os anos de 1633 até 1910 ou, até aos dias de hoje. Conseguimos seguir a vida de algumas pessoas desde o seu batismo até ao seu falecimento e, saber a sua origem, ou seja, de onde vieram, para as terras de Capelins. À medida que as gerações se foram renovando, alguns apelidos originais foram-se perdendo, devido aos matrimónios e migrações! Existiam apelidos muito fortes, por as Famílias serem muito numerosas mas, mesmo esses, foram eliminados ou assimilados ao longo dos anos. 
Agora, já encontramos Registos de batismos na Igreja de S. Pedro de Terena, de crianças da Freguesia de Santo António, desde 1578, mas parece-nos existirem de antes dessa desta data. Estão registadas nos livros da Paróquia de S. Pedro de Terena.
Transcrevemos, o que conseguimos perceber, de alguns assentos Paroquiais de Santo António:

Batismo em 1635
Hos sete dias do mes de Janeiro da era de mil seiscentos e trinta e cinco annos batizei epus os Santos Óleos a duas meninas, huma por nome Maria e outra Catherina, filhas de António Mendes ? e de Balecé? foram padrinhos Domingos Caeiro, Maria Nunes e Domingos Gomez.
Pe. Luis de Campos

Batizado em 1681.
Aos vinte dias do mês de Abril da era de mil seiscentos e oitenta e hum annos Batizei epus os Santos Óleos a Maria, filha de Manoel Gomes e de sua legítima mulher Isabel Moz? foram padrinhos Fernando Marques e Maria Dias e por verdade fiz este termo que assinei dia mes e era ut? supra.
Pe. Manoel Nunes

Casamento em 1727
Aos 27 dias do mes de Abril da era de mil setecentos e vinte e sete, casei António Correia, natural da Vila de Alcaçovas, filho de Manoel Correia e de Catarina Dias da mesma Vila, com Theresa da Conceição filha de André ? e Catherina ? naturais da Freguesia de Santo Antonio (...)
Pe. ?

Existem muitos casamentos entre pessoas da Freguesia de Santo António e de San Tiago.

Óbito em 1679
Aos quatro dias do mes de Maio da era de mil seiscentos e setenta e nove annos faleceo da vida presente Sebastiam Roiz mosho? do Reino , com todos os Sacramentos, fez testamento e está enterrado na sexta cova da terceira carreira começando da mão esquerda de cima para baixo e por assim se passar na verdade fiz este termo que assinei dia mes e era ut? supra.
Pe. Manoel Nunes

Óbito em 1681
Aos vinte e tres dias do mes de Janeiro da era de mil seiscentos e oitenta e um faleceo da vida presente Joanna Dias, com todos os sacramentos, está enterrada na terceira cova da quarta carreira começando da mão esquerda de cima para baixo e por assim se passar na verdade fiz este termo que assinei dia mes e era ut supra.
pe. Manoel Nunes

Óbito em 1691
Aos quinze dias do mes de Novembro da era de mil seiscentos e noventa e um faleceo da vida presente Maria Marques com todos os Sacramentos da Penitencia (...) por perder a fala não fez testamento está enterrada na quinta cova da quarta carreira começando da mão esquerda de cima para baixo e por assim e passar na verdade fiz este termo que assinei dia mes e era ut supra.
Pe. Manoel Nunes

Santo António de Capelins 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...