quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Resenha histórica das herdades da Vila de Ferreira de 1262

 Resenha histórica das herdades da Vila de Ferreira de 1262

A Vila de Ferreira de 1262, era constituída por quase todo o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins e, além dos 5 Baldios e da Coutada de Terena, ou do Roncão do Conde (Azevel), incluía a Defesa de Ferreira que, até 1698 englobava 12 herdades, assim designadas:
1 - Herdade da Defesa de Ferreira;
2 - Herdade da Zorra;
3 - Herdade da Talaveira;
4 - Herdade do Roncão;
5 - Herdade do Carrão;
6 - Herdade da Amadoreira;
7 - Herdade da Galvoeira;
8 - Herdade do Seixo;
9 - Herdade do Monte da Vinha;
10 - Herdade do Azinhal Redondo de Cima;
11 - Herdade do Azinhal Redondo de Baixo;
12 - Herdade da Defesa de Bobadela.
Em 1698, 2 herdades foram doadas à Casa do Infantado, a herdade da Defesa de Ferreira e a herdade da Defesa de Bobadela.
À herdade da Defesa de Ferreira foi retirado um espaço para Coutada da Câmara de Ferreira, (era um Concelho Comunitário), para pastagem do gado de trabalho do povo, junto ao lugar onde se desenvolveram as duas Aldeias, Capelins de Cima e Capelins de Baixo.
A herdade do Carrão foi vendida em courelas ou pequenas propriedades.
As restantes herdades foram divididas em duas e vendidas aos lavradores que já as tinham arrendadas, ou a outros interessados e, assim deu-se uma Reforma Agrária na Freguesia de Santo António do Termo de Terena, (só passou a Freguesia de Santo António de Capelins cerca de 1790).
Assim continuou até Abril de 1834, quando foi extinta a Casa do Infantado e, as suas duas herdades passaram para a Fazenda Nacional e, depois, foram vendidas como sabemos.
Mais uma página, da breve história da Freguesia de Capelins! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...