quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Contos de antigamente, em Capelins

 Contos de antigamente, em Capelins

A demanda do porco e do peixe
Este conto era contado pelos nossos ancestrais, desde há muitas gerações e pode diferir de região para região, até que, quem ouve um conto, acrescenta um ponto.
Era uma vez um peixe que nadava muito serenamente num pego do saudoso rio Guadiana, perto do Moinho da Cinza e chegou um porco a beber água e a tomar banho, porque estava muito calor, e começou a sujar a água ao peixe.
O peixe ficou furioso e disse para o porco:
- Não me sujes a água seu porco.
E o porco respondeu:
Porco: Estás enganado, tu é que és porco!
Peixe: Estás a chamar-me porco, quando o porco és tu!
E arranjaram uma grande discussão, chamando a atenção de outros animais que andavam por ali, sendo aconselhados pelo mocho que era advogado a resolverem o caso em Tribunal, e foi mesmo para Tribunal.
No Tribunal quando o Juiz perguntou ao peixe para contar o motivo da queixa ele contou que o porco não só lhe tinha sujado a água onde vivia, como ainda o tinha difamado chamando-lhe porco, a ele que estava sempre tão lavadinho nas águas do rio Guadiana.
O juiz tomou nota da queixa do peixe e a seguir perguntou ao porco qual era a sua queixa, e o porco respondeu que estava ofendido com o peixe, porque ele lhe tinha chamado porco, quando o porco era ele!
O Juiz não percebia, coçou a cabeça e pediu ao porco para explicar melhor a sua afirmação!
O porco depois explicou que tinha chamado porco ao peixe, porque era evidente para toda a gente que era porco, uma vez que as pessoas quando o estavam a comer estavam sempre a cuspir (as espinhas), enquanto que, quando comiam a carne dele, estavam sempre a lamber os dedos.
O Juiz ouviu com muita atenção, pensou um pouco, e deu a razão ao porco, e assim ganhou o porco.
Fim
Texto adaptado: Correia Manuel 
Rio Guadiana - Cinza 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...