domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dª Belmira do Monte de Santa Luzia, singela homenagem

Dª Belmira do Monte de Santa Luzia, singela homenagem

O Monte de Santa Luzia situa-se na herdade do mesmo nome, tendo pertencido até cerca de 1910 à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, mas a partir desta data, ou seja, sabe-se que entre 1900 e 1910 deixou de ser Freguesia sendo então integrada na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Alandroal. O Monte de Santa Luzia teve sempre uma forte ligação às terras de Capelins, embora existisse um grande obstáculo durante uma parte do ano entre essas terras, a Ribeira do Lucefécit, que nos invernos mais rigorosos impedia a passagem das pessoas entre as duas margens. Pensamos que, essa ligação se devia à localização do Lugar de Ferreira, que se situava junto á atual Ermida de Nossa Senhora das Neves, existindo uma curta distância entre esses dois lugares. A muitos/as capelinenses aqui foi garantido trabalho e, obviamente o seu meio de subsistência! 

Neste caso, o nosso objetivo é dar a conhecer o feito da Dª Belmira, pensamos que era proprietária e moradora no Monte de Santa Luzia, nos tempos da guerra civil de Espanha (de 17/18 de Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939), devido às agruras dessa guerra, vinham a todo o momento, das terras nossas vizinhas de além Guadiana, mulheres e crianças a pedir auxílio alimentar. Como sabemos, toda a gente das terras de Capelins ajudavam como podiam, até na Casa Dias davam comida e dormida a grupos de crianças que por aqui apareciam! Mas, conforme se conta nas terras de Capelins, houve uma pessoa que se destacou nesse auxílio, pouco conhecida e muito menos reconhecida a sua bondade, foi a Dª Belmira, que chegou a fazer mais de uma cozedura de pão por dia para distribuir por essas mulheres e crianças esfaimadas e que quando entravam na herdade de Santa Luzia, decerto não passavam fome!

Ainda hoje, existe em Ferreira de Capelins, uma afilhada sua, com o mesmo nome!
Bem haja Dª Belmira de Santa Luzia!

Ao fundo: Monte de Santa Luzia 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1.

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...