quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O rito e a rota dos sete poços na madrugada do dia de São João (24 de Junho)

As terras de Capelins tinham tradições centenárias que ninguém consegue explicar a sua origem, porém, sabemos que derivam de uma mistura de culturas e credos, do lado de cá e de lá do rio Guadiana, incluindo a forte influência Judaica (Cristãos novos), que por aqui viveram durante alguns séculos! 
Uma dessas tradições, que se encontra quase extinta, como outras, e na qual muitos/as capelinenses participavam, embora alguns contrariados, por terem de sair da caminha pelas cinco horas da manhã no dia 24 de Junho, era tomar banho antes do nascer do sol, nas águas de sete poços! 
Alguns dias antes, dos banhos do São João, as habituais participantes, geralmente mulheres e crianças, começavam por escolher os sete poços a visitar. Depois, na madrugada desse dia, partiam com um balde e uma bacia, que as acompanhavam em todo o trajeto. Ao chegarem ao poço, tiravam a água para a bacia e faziam a lavagem à gato/a, as mãos, cara, pés e pernas e pouco mais e partiam logo para outro poço, porque ao nascer do sol o ritual tinha de estar terminado, senão não servia para nada. A finalidade deste rito era para ficarem livres de doenças, uma garantia que passavam o ano sem adoecer!
Hoje, ainda há algumas resistentes, cada vez menos, porque a idade já é muita, mas a sua fé nestes banhos continua!

Poço do chorão, dos mais visitados nos banhos do São João


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...