segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


A história de Vida do Ti Muchacho da vizinha Vila de Cheles

Devido aos malefícios da guerra civil de Espanha, de Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939, num dia de um desses últimos anos chegou às terras de Capelins um menino com apenas 6/7 anos de idade, com aspeto muito franzino e denotando muita fome e sofrimento, ao qual tinham assassinado a família na vizinha Vila de Cheles. A situação apresentada por este menino transtornou de tal maneira a população de Capelins que, algumas pessoas, desobedendo à legislação Salazarsita arriscaram as consequências e não hesitaram em lhe dar abrigo, comida e proteção. O seu nome completo, nunca ninguém soube, parece que nem ele, era Angelo e nada mais. Cresceu em Capelins, trabalhando, por vezes na agricultura e fazendo sazonalmente outros trabalhos do campo, mas dedicou a maior parte da sua vida ao contrabando de café para Espanha, trazendo outros produtos de volta. 
Nunca obteve documentos, era uma pessoa sem identidade, nem era português, nem era oficialmente espanhol, mas uma da vezes que se deslocou à sua Vila de Cheles, foi preso e dizia-se que foi condenado à morte, tendo sido salvo por um influente Lavrador espanhol dono da herdade que fica em frente às Azenhas Del_Rei, e um dia quando já ninguém esperava, reapareceu nas terras de Capelins, mas ficou morto em Espanha. O ti Mutchaco, como sempre foi conhecido em Capelins, casou, ou viveu em união de facto, com a Ti "Gertrudes Luciana", mas nunca tiveram filhos, viveram muitos anos no Monte Novo dos Paulinos, até que a companheira partiu à sua frente e o ti Mutchaco, mais uma vez ficou sózinho. Viveu mais alguns anos nas terras de Capelins, até que se mudou para a Vila de Terena, onde, alguns anos depois, findou a sua atribulada e triste vida! 
Com esta lembrança, pretendemos prestar uma singela homenagem ao Ti Mutchaco! Paz À Sua Alma! 

Vila de Cheles - Espanha



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...