quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Domingo de Páscoa em Capelins

Domingo de Páscoa em Capelins

A Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O Domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, a Quinta-Feira Santa comemora a Última Ceia e a cerimónia do Lava pés que a precedeu e a Sexta-Feira Santa relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. 
Em Ferreira de Capelins, realizavam-se grandes bailes no Sábado à noite que só terminavam na madrugada do Domingo de Páscoa. Depois pelas 09:00 ou 10:00 horas, era rezada uma missa na Igreja de Santo António, mas antes dessa hora, à semelhança do Domingo anterior, (Ramos), realizava-se um jogo de futebol junto à Igreja de Santo António, no habitual campo de futebol que pouco mais servia além desses dois Domingos. À chegada do Pároco, acabava-se o futebol e alguns rapazes seguiam para a Igreja, outros ficavam por ali a conversar e outros voltavam para a Aldeia ou íam apanhar cogumelos (chamados tubarões), pelo planalto da Sina ou no Canto da Igreja, onde havia sempre muitos e bons (grandes petiscadas, fritos com ovos do campo). 
Após o almoço, que por ser Domingo de Páscoa era melhorado, já se podia comer carne depois de quarenta dias em jejum, acompanhado com algumas bebidas (vinho, gasosa, laranjada ou água) e bolos caseiros, da Páscoa.
À tarde, as raparigas e mulheres faziam algumas visitas aos familiares e amigas para passear e sair de casa e os homens faziam uma grande tardada de taberna em taberna, para cima a uma taberna, para baixo a outra taberna até à noite, continuando alguns a beber, conversar, cantar e jogar ao chito, até se esquecerem onde moravam.
Em Montejuntos durante o dia era muito semelhante, mas a noite era diferente, porque realizavam o baile da Páscoa, sempre muito bem afreguesado e que só terminava pela madrugada de Segunda-Feira! 
E era assim a Páscoa nas terras de Capelins!

A ressurreição de Jesus Cristo 
Foto net 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1.

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...