sábado, 25 de fevereiro de 2017

Arte e Engenho do Pescador de Capelins - Ti Fura

Arte e Engenho do Pescador de Capelins - Ti Fura

Numa tarde do mês de Abril do ano de 1976, entrou num dos cafés taberna de Ferreira de Capelins um senhor que cumprimentou os presentes, pediu um copo de vinho tinto, bebeu metade, pousou o copo no balcão e perguntou: Conhecem um pescador daqui, chamado Fura? Respondemos todos em coro: Sim, toda a gente conhece o Ti Fura! Então porquê?
- Porque queria encomendar-lhe uns peixes para amanhã! 
- Olhe, ele esteve aqui à bocado e foi lá para a Guadiana (rio Guadiana)! Disse um dos presentes!
- E como é que lá o encontro?
- Conhece as Azenhas Del-Rei? Mesmo na foz da Ribeira do Lucefécit? Ele tem aí o barco mas se lá não estiver é porque anda a pescar, mande-lhe um assobio que decerto não anda longe e vem logo! 
O senhor agradeceu e seguiu viagem a caminho do rio Guadiana! 
Alguns foram à porta da taberna a bisbilhotar alguma coisa que tivesse escapado e que desse para conversa! 
- De onde será o bijagode? Disse um dos presentes! De perto não é de certeza, não me lembro desta cara, deve ser de Estremoz, porque os de Estremoz já têm por aqui aparecido ao peixe! Disse outro! Cá para mim deve ser de Bencatel, esses gostam muito de caldetas, fazem grandes paródias ali na Guadiana e desta vez devem fazê-la lá em Bencatel, disse outro! Do Alandroal não é de certeza! Conheço as pessoas todas, pelo menos pela cara, e de Terena muito menos! Disse ainda outro! Olhem lá, deixem lá ir o homem, porque ele não deve chegar muito longe! Disse outro! Então porquê? Perguntamos em coro! Pela carranjola que aqui apresentou, uma Citroen de 2 cavalos, quando abalou foi aos soluços e custou muito a subir além a chapada de Capelins de Baixo, acho que teve de ser em primeira! - Então não vai longe, não! Dissemos todos ao mesmo tempo!
Mais tarde soubemos pelo Ti Fura, o que se passou a partir daqui!
O senhor foi ter ao lugar indicado, estava o Ti Fura a merendar um bocadinho de pão com chouriça e um copo de vinho. O senhor cumprimentou-o e o Ti Fura retribuiu o cumprimento e ofereceu-lhe do seu farnel, ao que ele amavelmente declinou e agradeceu. Depois disse que se chamava Miguel, morava em Vila Viçosa e no dia seguinte íam fazer um almoço, uma pequena festa, nos Bombeiros e ele estava encarregado de comprar o peixe do rio para fazer uma "caldeta" e para fritar e que precisava de uns 30 quilogramas de peixe de vários tamanhos e peso, perguntando se o Ti Fura era capaz de os apanhar (pescar) que ele na madrugada seguinte viria buscá-los! 
- Olhe senhor Miguel, se quiser, dentro de 15/20 minutos arranjo-lhe os quilogramas que quiser e ainda pode escolher as medidas e peso de cada peixe! Disse o Ti Fura! Eh Ti Fura, está a brincar comigo não? Disse o senhor Miguel! Não estou, não senhor, eu não brinco com essas coisas! Como lhe disse, pode levar hoje os peixes que quiser e ao serão podem escamá-los, tirar as tripas e temperá-los com alho, sal, poejos e os outros temperos e o peixe da caldeta e o que fritar fica muito mais saboroso! Mas está a falar a sério? Arranja-me 30 quilogramas de peixe em 20 minutos, meia hora? Tornou a perguntar o senhor Miguel! Claro que estou a falar a sério! Fique aqui e por favor não abale daqui! Está bem, fico aqui à sua espera, disse o senhor Miguel!
O Ti Fura pegou na rede, nuns sacos e saiu no barco pelo pego de Dona Catarina e virou à direita para uma lagoa privativa, pouco profunda e que não deixava sair os peixes que ele lá colocava nos dias de pesca abundante e não tinha saída para tanto peixe que pescava, depois, nestas situações deitava a rede nessa lagoa (tipo um tanque natural) e era só meter os peixes nos sacos e foi o que fez nessa tarde. O senhor Miguel ficou à espera, mas desconfiado que não daria certo ainda se esgueirou a ver se conseguia ver o Ti Fura a pescar e viu-o a lançar a rede, então lá acreditou que conseguia levar alguns peixes para Vila Viçosa! Não demorou nada e o Ti Fura a chegar com os peixes no fundo do barco. O senhor Miguel, não via os peixes e disse-lhe: Então Ti Fura? Nada, não? Mas qual nada! Está aqui a sua encomenda conforme lhe disse! Venha cá ver se é assim que quer! O Ti Fura abriu as sacas que deixaram ver o peixe macho, barbo, alguns com mais de 2 quilogramas, aos saltos, que deixaram o senhor Miguel deslumbrado com o que estava a ver! E não deixava de repetir: Eu não acredito nisto! Ainda perguntou: - Foi nas lapas, não? Foi, foi, respondeu o Ti Fura! Pesaram o peixe que deu 32 quilogramas e custaram sessenta escudos ao senhor Miguel, que ainda deu mais 25 tostões para o Ti Fura beber um copito de vinho! E o senhor Miguel lá abalou a caminho de Vila Viçosa na sua carripana que foi em primeira até Montejuntos, onde chegou quase ao escurecer e já nem parou aqui, na estrada nova depressa chegou a Terena, parou a carranjola e entrou na taberna do senhor Neves, onde estavam 4/5 homens a beber uns copos de vinho. Cumprimentou os presentes e pediu um copo de vinho tinto, bebeu um sorvo e começou a contar que tinha ido ao rio Guadiana buscar mais de 30 quilogramas de peixe, mas não cabia nele devido ao que tinha acontecido! E contou que o Ti Fura tinha pescado todo aquele peixe e do tamanho escolhido por ele, num quarto de hora! Os presentes, ficaram desconfiados e insistiram: - Esse peixe todo num quarto de hora? Sim, e era todo o que eu quisesse, até uns cem quilogramas! Respondeu o senhor Miguel! Os clientes ficaram a olhar uns para os outros, sem resposta, mas um que estava sentado num banco no lado direito junto ao balcão e que só já abria um olho disse-lhe bruscamente: – Olha lá, não queres ir enganar outros para outro lado? Se não sabes, estás em Terena! O senhor Miguel nem acabou o copo de vinho, deu meia volta, meteu-se na carripana e só já parou em Vila Viçosa, onde continuou a contar a toda a gente o que se tinha passado, mas poucos acreditaram! Quase todos comentavam: Pescadores! 
Até hoje, o senhor Miguel ainda não sabe que o Ti Fura tinha uma lagoa privativa no rio Guadiana, sempre cheia de peixe! 
Bem haja Ti Fura!

Barbo





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...