quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Fé nas Candeias de Capelins

Nossa Senhora das Candeias

A origem da devoção a Nossa Senhora das Candeias, (Senhora da Luz ou Candelária) tem o seu começo na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).

A primeira aparição de Nossa Senhora das Candeias foi em 1400 numa praia das Ilhas Canárias, ficando os moradores muito assustados e tentaram atacá-la, mas deu-se um milagres e ficaram com as mãos paralisadas. Mais tarde, foi construído um Templo nesse lugar.
Nas terras de Capelins, Nossa Senhora das Candeias foi sempre muito venerada e todos os anos no dia 2 de Fevereiro à noitinha, durante as horas em que decorria a procissão de Nossa Senhora das Candeias, em Mourão, que saía da sua Igreja no Castelo, às 17:00 horas, quase ao pôr do sol, percorrendo as principais ruas da Vila, os/as Capelinenses acendiam as suas candeias que penduravam à porta, depois todos observavam os sinais enviados por Nossa Senhora, através do comportamento da chama, para ver se ficavam acesas ou apagadas, era isso que indicava se o inverno já tinha passado, ou se ainda estava para vir. 
Este acontecimento misterioso começava a ser falado muito antes do dia 2 de Fevereiro. As pessoa diziam umas às outras: Não te esqueças de acender a candeia, temos de saber se ela ri ou se chora! Estas conversas intrigavam a rapaziada, como é que uma candeia podia rir ou chorar? E na noite do dia 2 andavam de porta em porta para ver se alguma candeia ria ou chorava, mas nada! Não conseguiam entender! E ainda saber se o inverno estava para vir ou se já tinha acabado!
Os/as Capelinenses tinham muita fé nisso e levavam muito a sério o resultado obtido. A interpretação de cada um/a dava muita discussão, no bom sentido, nos dias seguintes, ficando sempre a dúvida, se o inverno já tinha passado ou se ainda estava para vir, porque se as candeias riam ou choravam, dependia da meteorologia verificada nessa noite, se chovia ou estava muito vento nessas horas, as candeias apagavam-se, logo choravam, mas se estava uma noite serena e as candeias se mantinham acesas, logo riam! Algumas pessoas acendiam as candeias à porta 2 noites, depois escolhiam o resultado, do riso ou do choro, mais favorável!
E era assim que Nossa Senhora das Candeias intercedia nas terras de Capelins, vizinhas de Mourão!

Nossa Senhora das Candeias 
Foto net 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...